Com a liderança do Governo na Assembleia Legislativa “vaga” e citado como um dos cotados a assumi-la, o deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT) já incorporou o título de “tipo ideal” do governador Paulo Hartung (PMDB) nas sessões ordinárias desta semana. E a confirmação do seu nome, como circula no mercado, é apenas uma questão de tempo. A escolha, mais do que tudo, mostra como política é circunstância. Não tem muito tempo, Coelho era considerado uma carta fora do baralho político do Estado. Condição estabelecida após sua saída da equipe de Hartung e retorno à Assembleia, onde pisou como favorito na disputa à presidência, mas levou tombo do próprio Palácio Anchieta. Passado esse processo, que rendeu criticas do deputado à movimentação que elegeu Erick Musso (PMDB) ao comando da Casa, acabou também sem espaços estratégicos nas comissões da Casa, o que até se reverteu num segundo momento, levando o comando da Educação. O tempo passou, o ex-líder Gildevan Fernandes (PMDB) deixou de ser interessante para os planos atuais de Hartung, e a cadeira ficou sem dono. Na competição com os demais cotados, Jamir Malini (PP) e Dary Pagung (PRP), Coelho é, de fato, o mais capacitado. Pelo perfil conciliador, que atende à nova fase da relação entre o governo e o legislativo, já de olho na disputa de 2018, e até pela capacidade de discurso, considerando a oposição qualificada estabelecida na Assembleia. De deputado quase riscado de pretensões eleitorais futuras, Coelho recebe de novo a bola do jogo armado no Estado. Até quando, nunca se sabe.
Páreo
Páreo II
Já Dary deve ter ficado reprovado no teste feito ainda antes da saída de Gildevan, quando tentou defender o governo na polêmica da denúncia sobre a manobra dos investimentos na educação. Mas passou longe.
Fora de hora
Por falar em Erick, ele cutucou as onças com a vara curta nessa terça-feira (9). Depois de o plenário pegar fogo por conta da insatisfação em relação à atuação do secretário de Estado de Esportes, Max da Mata (PDT), Erick posou pra foto feliz e sorridente ao lado dele nas redes sociais, sinalizando para ações na área em Fundão. Não deixou nem a poeira baixar.
Acabou o amor
Esquece aquela história de que o rompimento da relação duradoura entre o deputado estadual Amaro Neto (SD) e seu até então braço direito, Jefinho Ferreira, foi consensual e numa boa. O que circula agora nos bastidores é que Amaro não engoliu a decisão de Jefinho em optar pelo cargo ligado ao presidente da Assembleia. Sabe a dor de corno que acomete alguns casais? Então…
Águas passadas
Chamou atenção na primeira fila do evento do governo nesta quarta-feira (10), para lançar o projeto Oportunidades, a presença do prefeito de Viana Gilson Daniel (PV) na cadeira cativa bem ao lado de Hartung. A mágoa e revolta da rasteira que levou na disputa ao comando da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), pelo visto, já ficaram no passado. Gilson aproveitou a bela oportunidade.
Bonde
O deputado federal Givaldo Vieira integra a comitiva de parlamentares do PT que estão em Curitiba (Sul do País) para o primeiro encontro, em juízo, do ex-presidente Lula com o juiz Sérgio Moro, nesta quarta-feira (10). Não é o único representante capixaba por lá, parte da militância também marca presença.
Inacreditável
Se você não conhecia, tenha o desprazer de conhecer: esses bons metros cúbicos de água imunda acumulada é a garagem do IAPI, o edifício no Centro de Vitória que virou ocupação para centenas de famílias. É uma das maiores sujeiras escondidas debaixo do tapete de Vitória. O que a prefeitura vai dizer sobre isso?
Exoneração
A propósito, o Diário Oficial de Vitória desta quarta-feira (10) registra a exoneração, a pedido, do subsecretário de Relações Institucionais, Rogério Pinheiro. Trata-se, claro, do ex-vereador, então líder do governo Luciano Rezende (PPS), Rogerinho Pinheiro. Derrotado nas eleições, o prefeito, que deve muito a Rogerinho, arrumou uma boquinha para ele na nova gestão. Pelo visto, não durou muito. O que houve?
140 toques
“Bom dia! O esgoto jorra nas águas da Praia de Santa Helena. Imediatamente mandei interditar a praia, que estava PRÓPRIA para banho, e acionei nossa fiscalização para lavrar um auto de constatação do problema causado” (Secretário municipal de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, do PPS)
PENSAMENTO: “A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas”. Alfred De Musset