
Sem ter para onde correr com a relatoria da Reforma Trabalhista (PLC 38/2017) no atual contexto político do País, o senador Ricardo Ferraço (PSDB) apareceu nesta terça-feira (30) com uma “solução”. Na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), palco de muita confusão na semana passada após a apresentação do seu relatório, o tucano manteve o texto polêmico aprovado na Câmara dos Deputados, mas sugeriu vetos a seis pontos pelo presidente Michel Temer. Alguns deles, segundo Ferraço, já combinados com Temer. A proposta foi apresentada como resultado de um “acordo”, o que possibilita a votação da reforma já na próxima terça-feira (6). Para o caminho político de Ferraço, porém, não deixa de ser uma jogada de risco. E se Temer cair? E se não vetar as propostas, caso permaneça no cargo? Quais seriam as consequências para a imagem do senador? Por outro lado, é uma “solução” que atende a interesses principalmente do grupo ligado a Ferraço, o empresariado, que só tem elogios e sorrisos para o “esforço” do senador de garantir logo as mudanças. Se antes a relatoria da matéria já colocava Ferraço no meio de um tiroteio – no entanto, com mais chances de capitalizar -, agora nem se fala. Ferraço está com a “cara na reta”. Poderá sair dessa com tudo…ou nada!
Lista
Pontos de Ferraço para veto de Temer: regra que permite que gestantes possam trabalhar em local insalubre; regra que retira os 15 minutos de descanso para mulheres entre a jornada e o início da hora extra; regra que permite adoção de jornada 12×36 por acordo individual; dispositivo que permitiria a redução do horário de almoço para 30 minutos; criação das comissões de fábrica; e jornada intermitente.
Tapete vermelho
Por falar em empresariado, Ferraço foi recebido de braços abertos no evento Apex Meeting, realizado em Vitória, nessa segunda-feira (29), reunindo os setores produtivos. Estava em casa.
Profissão
Quem também passou por lá, renovado das férias em Paris, foi o governador Paulo Hartung (PMDB). Voltou à cena política do jeito que mais gosta: palestra para empresários.
‘Expert’
Hartung repetiu suas frases batidas, como “casa arrumada”, etc. e tal, e também demonstrou muita humildade, para não dizer o contrário: “Quero prescrever para todos o exercício de liderança responsável e compartilhada”. A essa altura do campeonato…menos, governador…menos!
Coro
E já que o momento em Brasília é de articulação da base do presidente Michel Temer para aprovação das reformas Trabalhista e Previdenciária no Congresso Nacional, Hartung também fez questão de se posicionar. Favorável, é claro!
Queda de braço
O governo do Estado enviou à Assembleia o projeto que inclui a cerveja artesanal entre os beneficiados com a redução de alíquota do ICMS. Já o deputado Esmael Almeida (PMDB) protocolou o projeto (201/2017) para proibir a redução da base de cálculo do ICMS e de qualquer outro incentivo fiscal para a circulação e produção de bebida alcoólica e de cigarro no Estado. Ficou difícil para Esmael, hein!
0 km
A Prefeitura de Água Doce do Norte, na região noroeste, comprou um novo veículo sedã de luxo para atender ao prefeito Paulo Márcio (DEM), reeleito na última eleição. Os contribuintes do município vão desembolsar R$ 90,5 mil para aquisição de um Toyota Corolla, ano 2017, completinho.
Pela ordem
Já em Castelo, alvo de várias ações judiciais contestando o pagamento de gratificações por produtividade para diversas categorias de servidores públicos – de procuradores até dentistas -, o prefeito Luiz Carlos Piassi (PMDB) teve de contratar advogados de fora dos quadros do município. Honorários estimados em R$ 72 mil.
Nas redes
“Eu tenho um lado e meu lado é a Polícia Militar. O Governo precisa entender que a população não está satisfeita como a Polícia está sendo tratada. A Polícia está em todo o Estado e o tratamento do Governo reflete em todas as cidades. Não aceitaremos mais pacote de maldade contra a PM para ser votado na Assembleia”. (Deputado estadual Da Vitória – PDT – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente”. Mario Quintana