Faltam 26 dias para o primeiro turno das eleições 2014 e o eleitorado capixaba espera que nos próximos dias o clima esquente e pelo jeito, vai. O governador Renato Casagrande, em desvantagem na corrida eleitoral, chamou seu adversário para a briga ao dizer que os alunos, no governo passado, estudavam em “currais”.
Paulo Hartung (PMDB) recorreu à Justiça Eleitoral na sexta (5) para obter direito de resposta. No sábado (6), Casagrande barrou o pedido do adversário. Já é alguma coisa, mostra que os candidatos estão saindo de sua zona de conforto e vão buscar o embate. Hartung quer consolidar sua vitória no primeiro turno e Casagrande se movimenta para equilibrar o jogo.
Casagrande estabeleceu uma nova estratégia, que chamou de a “hora da virada”, que consiste em partir para cima de Hartung. O ex-governador também mudou sua estratégia e está buscando os indutores de votos para dar volume à sua campanha.
Paralelamente, os dois candidatos fazem movimentos nacionais de olho nas mudanças no cenário presidencial. Casagrande pode se beneficiar do fenômeno Marina Silva que, se bem explorado, pode trazer os pontos que o governador precisa para se aproximar de seu adversário.
Já Paulo Hartung quer se aproximar, quem diria, de Dilma Rousseff. Sinal que essa história de vitória em primeiro turno não é exatamente um mantra repetido entre os aliados do ex-governador. Em uma nova fase de campanha, Hartung precisa de uma presidenciável para fortalecer seu palanque e esse nome não é o de Aécio Neves. Em queda livre, o tucano foi largado pelo candidato ao governo para evitar prejuízos.
A batalha judicial mostra que está se aproximando a chamada reta final. Aquele momento em que é preciso dar aquela última esticada e apostar tudo. É a hora do vamos ver. Casagrande está disposto a ir para cima, será que Hartung reage e aceita o confronto ou vai tentar encontrar uma rota alternativa para não bater de frente com Casagrande?
Fragmentos:
1 – O PSB e a Rede se preparam para a vinda da presidenciável Marina Silva ao Estado. Sensação da disputa nacional, a candidato do PSB desembarca no Espírito Santo nos proximos dias. O que vai ter de candidato tentando surfar nessa onda…
2 – O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) não foi nem na moqueca de Zezito Maio, em Vitória, nem no lançamento de seu comitê em Vila Velha. Tem que se misturar, candidato.
3 – O deputado Genivaldo Lievore que abra seu olho com o novato Padre Honório, em Colatina, que está tomando seu eleitorado. O padre teria conquistado, inclusive, o apoio de Dom Décio Sossai Zandonade.