Terça, 30 Abril 2024

Agricultor, músico e teatrólogo do Sapê do Norte é tema de documentário

caboclo_sapezeiro_carlos_augusto_oliveira Carlos Augusto Oliveira
Carlos Augusto Oliveira

Há pouco mais de uma década, o cineasta Ricardo Sá encontrou-se pela primeira vez com Antônio Rodrigues, mais conhecido como Caboclo Sapezeiro. Com sua voz marcante, falando com conhecimento de causa sobre a realidade em que vive, esbanjando consciência política e talento artístico, Antônio despertou no cineasta um sentimento de admiração que o levou a transformá-lo em personagem de seu novo documentário, "O Caboclo do Sapê".

Finalizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 026/2021 – Finalização de Obras Audiovisuais, da Secretaria da Cultura (Secult), o documentário de 17 minutos será lançado neste sábado (09), às 19h, no Aquilombar, espaço cultural e gastronômico de Itaúnas, em Conceição da Barra.

O curta-metragem apresenta ao público Antônio Rodrigues: agricultor, músico, teatrólogo e quilombola, ele desenvolve um sistema agroflorestal em um dos territórios de retomada quilombola, na região conhecida como Sapê do Norte, localizada nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra. Além de praticar agroecologia, ele se dedica à arte – expressando-se por meio do rap, do repente e do teatro de bonecos.

Durante o filme, Caboclo Sapezeiro canta várias das canções que compôs, inspirado em sua relação com a natureza. "Como muitos personagens ilustres do nosso tempo, ele vive de forma escondida. Por isso fiz o filme, para que ele possa brilhar. Esta é a verdade: o que ele merece é brilhar", ressalta Ricardo Sá.

Para o diretor, o documentário tem como principal missão revelar ao mundo o talento de Caboclo Sapezeiro, um personagem fascinante. Ao mesmo tempo, o filme busca apresentar para o público urbano um pouco da vida nas retomadas quilombolas do Sapê do Norte, dos sonhos recuperados em um território ancestral.

"Eu o conheci durante a produção do documentário 'A Retomada do Linharinho', que mostra o processo da retomada do território quilombola Linharinho, ocorrida em 2007, creio. Ele foi uma das lideranças desse movimento. Gravei uma entrevista com ele e um canto, que se destacou rapidamente no filme", conta o diretor.

Da experiência de realizar o filme, Ricardo Sá afirma que o aspecto mais marcante foi poder contemplar e documentar a capacidade de Antônio Rodrigues e de todas as pessoas ligadas à retomada de se manterem firmes no propósito de recuperar a natureza, dizimada pelo plantio de eucalipto.

Serviço:

Lançamento do documentário "O Caboclo do Sapê"

Quando: 09/09 (sábado)

Horário: às 19h

Local: Aquilombar, Itaúnas, em Conceição da Barra

Entrada gratuita

Fonte: Secult

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/