Terça, 16 Abril 2024

Cultura se despede de Rike Soares, criador do Antimofo

RIKE_SOARES2_FACEBOOK Facebook
Diversos agentes culturais do Espírito Santo lamentaram na manhã desta quinta-feira (15) o falecimento de Rike Soares, DJ e fundador da Antimofo, produtor de diversos eventos em Vitória e proprietário das casas de show Fluente, Bolt e Stone Pub, três dos mais importantes locais de eventos alternativos da capital, ligados à música indie, pop, rock, entre outros.

"Rike Soares quebrou muralhas e expandiu a forma como a gente passou a se divertir aqui em Vitória. A cidade se 'desencaretou' um tanto a partir de sua ousadia e criatividade", manifestou em suas redes Fabrício Noronha, secretário de Cultura do Espírito Santo.

Facebook

A Antimofo surgiu em 2004, quando Rike e sua então companheira Andressa Uni se mudaram de São Paulo para Vitória. A produtora apareceu num momento de pouca agitação na cena underground capixaba depois do boom do fim dos anos 90 e início dos anos 2000, daí o nome irônico que a caracterizou. Uma das primeiras festas do grupo foi a "Tum Pou Soc", realizada em maio de 2004, no Clube Centenário.

A produtora foi uma das principais responsáveis em dar sobrevida à esta cena, inicialmente com eventos itinerantes em lugares como o próprio Centenário, Praia Tênis Clube, Clube 106, Kokeshi e Curva da Jurema, no qual se apresentaram inúmeras bandas locais e de outros estados.

Enquanto alguns desses espaços fechavam, a Antimofo fazia o inverso e começava a abrir locais próprios para seus eventos, como foi a Celebration, depois chamada de Fluente, na Rua do Canal. Em 2013, o antigo Teacher's Pub foi assumido pelo Antimofo, que dá o novo nove de Stone Pub, espaço no entorno do Triângulo das Bermudas que se destaca pelo som ao vivo e bandas de rock. Em 2016 é inaugurada a Bolt na Rua da Lama, marcando presença da produtora nos mais conhecidos points noturnos de Vitória.

A produtora também se destacou por se posicionar publicamente contra o preconceito e uma de suas casas abrigou o primeiro casamento homoafetivo do Espírito Santo, em 2016. Também teve que enfrentar a oposição de moradores conservadores de Jardim da Penha para se estabelecer na região. No bairro, começou a realizar mensalmente a "festa-feira" Eu Amo JP, na Fluente, evento dedicado a movimentar a cena cultural e a economia criativa por meio de shows e vendas de produtos.

Em julho, a produtora havia anunciado que Andressa, mais conhecida com Dêssa, se desligava do grupo e ficaria à frente da Bolt, enquanto a Fluente e o Stone Pub seguiriam sob comando de Rike e a Antimofo.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/