Segunda, 29 Abril 2024

Gagno é exonerado da Cultura, mas permanece na gestão Pazolini

lucianogagno_cultura_reproducao_CMV Reprodução/CMV

A exoneração do secretário de Cultura de Vitória, Luciano Gagno, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (1), não é motivo de comemoração, pontua o Grito da Cultura, movimento formado por artistas de diversas áreas. A constatação considera o fato de que a saída do cargo ocorreu devido a "movimentações do tabuleiro do jogo político, em ano pré-eleitoral, e não aos escândalos envolvendo a pasta". Gagno, além disso, permanece na gestão. 

"Já faz tempo que vários escândalos envolvendo a Secretaria de Cultura são noticiados na mídia e pelo Grito da Cultura e nada acontece. Pelo jeito, a pasta da Cultura rende capital político para o prefeito", destaca o Grito em nota.

Entre as preocupações, agora, estão a escolha do sucessor e os problemas acumulados na secretaria. "Quem vai assumir a pasta tem compromisso com o setor cultural? Tem conhecimento técnico e disponibilidade para o diálogo? Tem respeito pelos trabalhadores das artes e da cultura? Quem fizer crítica vai continuar sofrendo retaliação? Os mesmos problemas continuarão a acontecer?", questiona o movimento, apontando: "Muitas perguntas e nenhuma resposta".

O ato de exoneração de Gagno foi publicado na mesma edição que informa o substituto interino, o subsecretário Tiago Benezoli, e seu novo cargo comissionado, de assessor especial na Secretaria Municipal de Governo, comandada por Aridelmo Teixeira (Novo).

A mudança na pasta de Cultura é para acomodar o PP, que avança em aliança com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), candidato à reeleição. Em maio passado, o convite para assumir a cadeira do então secretário foi feito ao vereador do partido, Anderson Goggi, que o recusou, alegando "que 
o período de 8 meses, estipulado para minha possível gestão na secretaria, seria insuficiente para realizar um trabalho de excelência e promover transformações significativas para a cidade e para o ecossistema cultural capixaba".

Luciano Gagno chegou a ser exonerado do cargo de secretário em julho de 2022, após ser denunciado em Boletim de Ocorrência (BO) por crime de racismo, registrado pela coordenadora de Ações e Projetos da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), Deborah Sabará, após afirmar em reunião sobre apoio a evento, que "a comunidade LGBTQIA+ não faz parte da nossa política". 
Contudo, no mês seguinte ele reassumiu.

Em julho deste ano, como resultado de uma denúncia protocolada pelo vereador André Moreira (Psol), o secretário foi sabatinado na reunião da Comissão de Cultura para prestar esclarecimentos sobre contratações irregulares na pasta. No entanto, se limitou a apontar o aumento no valor dos investimentos em cultura durante a atual gestão.

Entre os questionamentos feitos por vereadores, se ele conhecia os proprietários de empresas prestadoras de serviços para a secretaria, pois muitos têm relações familiares; se o show do cantor Roberto Carlos, em abril na Praça do Papa, foi público ou privado; se o ex-servidor da pasta, Ben Hur Henrique Sarandy Carneiro de Paula, apontando em representação ao Tribunal de Contas (TCE), gerenciava as contratações; e as alegações para mudanças no resultado final do edital voltado para proposta de Intervenção Artístico-Urbana na Capital. 

O ex-secretário se envolveu, ainda, em uma polêmica em março deste ano, quando moveu uma ação de indenização por danos morais contra André Moreira e a produtora cultural e integrante do Grito da Cultura, Karlili Trindade. Ele requer a condenação de Karlili ao pagamento do valor de R$ 30 mil pela postagem de informações sobre denúncias anônimas no Ministério Público do Espírito Santo (MPES) a respeito de suposto recebimento de propina e, no caso de André, de R$ 10 mil, pelo compartilhamento da publicação em suas redes. 

A divulgação feita pelo Grito da Cultura nas redes sociais diz respeito a denúncias anônimas feitas ao MPES contra Gagno, envolvendo dois processos (n° 2022.0023.4984-00 e n° 2022.0025.2710-65). Foram essas mesmas denúncias que motivaram a sabatina na Comissão de Cultura. 

Luciano Gagno reassume Secretaria de Cultura de Vitória

Gestor havia sido exonerado no início de julho, após ser denunciado por LGBTfobia, que se enquadra em crime de racismo 
https://www.seculodiario.com.br/cultura/luciano-gagno-e-novamente-nomeado-para-assumir-a-secretaria-de-cultura-de-vitoria

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/