Sábado, 27 Abril 2024

Livro aborda história, cultura e projetos sociais do Território do Bem

lais_rocio_FotoAcervoPessoal Acervo Pessoal

O celeiro de iniciativas de cunho social existentes no Território do Bem, em Vitória, e as memórias afetivas da jornalista e produtora cultural Lais Rocio, deram origem ao livro A Essência dos Dias: histórias de vida do Território do Bem. Lais apresenta histórias de vida e projetos sociais e culturais da região, formada pelas comunidades de Bairro da Penha, São Benedito, Itararé, Bonfim, Consolação, Gurigica, Jaburu, Floresta e Engenharia. A obra está disponível gratuitamente para download, neste link.

Acervo Pessoal

 Embora não tenha crescido no Território do Bem, Lais tem vínculos afetivos com o local, uma vez que sua mãe foi criada lá e, muitas vezes, visitava a casa da avó, em sua infância, para atividades como almoço de família, em Itararé. Assim, ela cresceu ouvindo relatos sobre a história da região e como sempre fez parte do cotidiano dos moradores a mobilização em prol de melhores condições de vida.

Para escrever o livro, Lais entrevistou mais de 20 pessoas. O resultado, avalia, é "algo sensível, onde as pessoas contaram seus sonhos, memórias, sentimentos". A autora entrevistou tanto moradores antigos quanto os mais jovens. Os primeiros, muitos deles vindos do interior em busca de oportunidade na Capital, foram essenciais para narrar como foi a ocupação da região, a abertura das matas e manguezais, e a luta contra a criminalização dos que lutavam por moradia.
Divulgação

Em meio aos mais jovens, afirma, é notório o engajamento em atividades artísticas e culturais, como grafite e Hip Hop. De acordo com Lais, chama a atenção a "criatividade dos moradores e engajamento em construir o que é preciso para a comunidade. É uma resistência muito forte para combater as violências e desigualdades sociais".

Entre as iniciativas das comunidades abordadas no livro, está a Rota de São Benedito, lançada ano passado, com foco no turismo comunitário e de experiência. A ideia é do Ateliê de Ideias com o movimento comunitário local e recursos de um edital do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) municipal.

A rota começa na praça Jair de Andrade e passa por oito pontos, entre eles, uma antiga lavanderia comunitária e um mirante. Seu objetivo é gerar renda para a comunidade e desfazer estigmas que pairam sobre o chamado Território do Bem. Outra das muitas iniciativas evidenciadas é Frutavinha, idealizado pelo Coletivo Beco e por meio do qual são realizados torneios de futebol de travinha, voltado para meninos e meninas, com times adulto e infantil.
Renato Moulin

A Essência dos Dias: histórias de vida do Território do Bem conta com a parceria do jornal Calango Notícias e da Varal Agência de Comunicação, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Foi publicado pela editora Maré. A versão impressa será lançada nesta quinta-feira (13), às 19h, na Varal Agência de Comunicação, localizada na rua Daniel Abreu Machado, 401, Itararé, ao lado do Centro de Referência das Juventudes (CRJ). O livro será distribuído gratuitamente. O lançamento contará com pocket show com Ione Reis, Luan Rosa, Renzo e Scarl88p. Os artistas fazem parte do Grupo Harmonizaê e integram a Reverso Agência de Talentos, do CRJ Território do Bem.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/