Sábado, 27 Abril 2024

Livro com fotos históricas de mulheres escritoras será lançado em Vitória

Mulheres_escritoras_FotoLuaraMonteiro Luara Monteiro

Há exatos um ano e dois meses, mulheres de diversas partes do Brasil se reuniram em suas respectivas cidades para uma foto histórica das escritoras. Hoje essas imagens estão disponíveis no livro Um Grande Dia Para as Escritoras – Autoras do Brasil Mostram a Cara, que será lançado nesta sexta-feira (11), a partir das 18h, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro de Vitória. A obra traz 53 fotografias, que reúnem mais de 2,3 mil escritoras, inclusive as do Espírito Santo, que tiraram a foto histórica na Escadaria Maria Ortiz, no Centro da Capital.

Luara Monteiro

A ideia de fazer o registro foi inspirada na foto "Um Grande Dia no Harlem", quando, em 1958, a convite da revista Esquire, o fotógrafo Art Kane resolveu registrar a efervescência da cena do jazz dos Estados Unidos convidando todos os músicos que estivessem em Nova York para uma foto. Ao todo, compareceram 57, originando uma imagem que se tornou um registro histórico da chamada "era de ouro do jazz".

Lançado pela editora Bazar do Tempo, além das fotos, o livro traz os nomes de cada uma das escritoras registradas nas imagens e depoimentos das organizadoras das fotos nas cidades onde foram tiradas, abordando o que significou aquele acontecimento. "Foi uma forma de dar mais visibilidade para as escritoras e debater sobre o fato de que o mercado editorial e as premiações ainda são muito masculinos, um dia de botar a cara, como diz o nome do livro", diz a integrante do Leia Mulheres, Taiga Scaramussa, que mobilizou as escritoras para a atividade no Espírito Santo.

Grande Dia Para as Escritoras – Autoras do Brasil Mostram a Cara é organizado por Giovana Madalosso, Paula Carvalho, Esmeralda Ribeiro, Sony Ferseck e Deborah Goldemberg.  A edição conta com uma sobrecapa especial com todas as fotografias do livro, que também pode ser usada como um pôster, com a frase "Uma escritora puxa a outra". 

Os livros não estarão à venda no dia do lançamento, podendo ser adquirido no site da editora. Durante o evento da próxima sexta, as escritoras receberão seus exemplares e farão um "autografaço", que é como chamam os autógrafos a serem trocados entre elas. Também haverá exposição e venda de livros publicados por elas durante suas carreiras literárias, atividades culturais e coffe break. Uma das mais de 70 escritoras que participaram da foto histórica em Vitória, Suely Bispo afirma que "foi um momento bonito de encontrar, de conhecer outras mulheres que escrevem". "Foi importante participar, estar junto. É um movimento que nos dá mais força", exalta.

Mulheres negras

Um Grande Dia Para as Escritoras – Autoras do Brasil Mostram a Cara não foi o único fruto da foto histórica. Um mês depois, em julho de 2022, foi criado o Coletivo Tereza de Benguela, composto por escritoras negras do Espírito Santo. Nos meses de março, junho, setembro e dezembro, ou seja, a cada estação, elas realizam um evento aberto ao público com música, declamações, recitais e depoimentos. A ideia de se guiar pelas estações, explica a escritora e organizadora do Coletivo, Luciana Santos, é porque o grupo tem em si também a questão da religiosidade de matriz africana, e as estações remetem às forças da natureza.
Divulgação

O Coletivo começou com 16 mulheres e agora conta com 34. Os eventos são feitos de maneira itinerante, buscando contemplar vários municípios. Para Luciana, a iniciativa é importante porque "quando a mulher negra escreve, leva para a literatura a sua realidade". De acordo com ela, um dos objetivos do grupo é transformar o coletivo em uma academia de letras de mulheres negras. "As mulheres pretas produzem muito no campo intelectual, mais isso não é mostrado", destaca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/