Quinta, 28 Março 2024

Maré Literária divulga literatura periférica do Espírito Santo

stel_miranda_divulgacao Divulgação
Uma live no dia 1º de março marca o lançamento da nova edição da Maré Literária, projeto que este ano vai ocupar o Museu do Pescador, localizado na Ilha das Caieiras, em Vitória, com atividades de arte, oficinas e exposição e foco na literatura, poesia e escrita periférica no Espírito Santo. As novidades serão apresentadas no Instagram do projeto. Entre os organizadores estão o produtor cultural e escritor Stel Miranda, que lançou recentemente o livro O Evangelho Segundo os Oprimidos, pela editora Cousa.

Obras iniciadas para novo centro cultural em Vila Velha

Uma boa notícia da semana é que começaram as obras na antiga Estação Leopoldina, há tempos abandonada, que vai ser transformada num centro pedagógico e cultural com dois pavimentos e quase 1.400 metros quadrados. As obras vão manter a arquitetura original, datada de 1895. Segundo o projeto elaborado na gestão passada, de Max Filho (PSDB), o local abrigará biblioteca, espaço histórico, auditório, salas de informática e cultural, lanchonete e outros espaços. Max não foi reeleito e o acompanhamento das obras, inauguração e início das atividades deve se dar na administração de Arnaldinho Borgo (Podemos)

Felix Falcão

'Os Incontestáveis' em festival de Salvador 

Romance de Saulo Ribeiro com versão cinematográfica dirigida por Alexandre Serafini, Os Incontestáveis vai participar do SSA Adapta.Lab, evento virtual sobre escrita criativa, cinema e adaptação literária, que vai reunir importantes nomes dessas áreas, como o escritor Itamar Vieira Júnior, ganhador do Prêmio Jabuti 2020 pelo livro Torto Arado. Saulo e Serafini participam do evento no dia 17 de março, falando sobre a criação do roteiro do filme e o processo de realização do filme e do livro. As obras contam a história de dois irmãos que partem em busca de um antigo automóvel que pertenceu a seu pai e se envolvem numa aventura pela região do Contestado, no noroeste do Espírito Santo. O livro foi lançado em parceira entre a editora capixaba Cousa e a paulista Patuá e o filme foi premiado e teve lançamento comercial em 14 cidades brasileiras, entre elas 12 capitais. O projeto do SSA. Adapta.Lab acontece pelo YouTube e conta com apoio do Estado da Bahia e recursos da Lei Aldir Blanc.

Poema na Garganta do compositor Jonathan Silva

Reinaldo Meneguim

Cantor e compositor capixaba radicado em São Paulo desde 1999, Jonathan Silva apresenta em março, em seu canal no YouTube, a live "Poema na Garganta – quando a poesia vira canção", cujo repertório traz poesias feitas em parceria com escritores como Elisa Lucinda, Luz Ribeiro, Daniel Minchoni e Isabela Penov, e composições inspiradas em obras de autores consagrados da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade. As apresentações serão nos dias 11 e 25 de março, às 20h15.

Jonathan Silva é autor de algumas canções que viraram clássicos, como o Samba da Utopia, cantado como hino em manifestações de artistas em defesa da democracia, e Ciranda para Janaína, música que foi incorporada como ponto por alguns terreiros. Seu trabalho tem se destacado em composições para peças teatrais na capital paulista.

Leitura dramática de Carolina Maria de Jesus

Nesta semana, a escritora Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo, recebeu o título póstumo de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mulher negra, catadora de papelão e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, Carolina também vai ser homenageada pelo projeto Mais um ponto, mais um conto, de Guaçuí. Neste sábado, às 19h, haverá uma leitura dramática baseada no livro e discografia da autora, seguidos de uma mesa redonda com mulheres, tudo online. A transmissão será pelo Facebook e Instagram e também pelo link no Google Meet.

Coletivos de jovens selecionam artistas 

O coletivo Jovens do Bem, que atua nos bairros do chamado Território do Bem, em Vitória, realiza um festival de poesias. Os vídeos dos candidatos serão postados nas redes do coletivo no Facebook e Instagram e haverá uma enquete para votação da melhor poesia pelo público, que vai receber como prêmio uma caixa de som, um quadro e um chapéu. O projeto foi selecionado pelo edital JuventudES do governo do Espírito Santo.

Já o coletivo R5, atuante na Região 5 de Vila Velha (Grande Terra Vermelha), também seleciona jovens artistas periféricos para contribuírem com o conteúdo do R5 Zine, com fotos, poesias, contos, quadrinhos e memes. Serão 20 propostas selecionadas para compor quatro edições do fanzine, com prêmio de R$ 100 por conteúdo selecionado. Na mesma região, o Instituto GG5 de Desenvolvimento Comunitário vai capacitar quatro coletivos locais por meio de uma imersão de Formação para Coletivos e Geração de Renda, abordando ferramentas organizacionais, metodologias e tecnologias sociais da Economia Solidária. Projeto contemplado pela Chamada Pública Reconexão Periferias – Fundação Perseu Abramo.

Circuito cultural da população em situação de rua 

Mais iniciativa cultural bacana fora do eixo central: o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Jardim Limoeiro, na Serra, realizou no último dia 24 o Circuito Cultural Ritmo, Breaking e Poesia. Foi a primeira edição do projeto, contando com sarau, oficinas e outras atividades como estratégia de acesso à arte e à cultura para essa população. Novas informações no Instagram do Centro Pop.

Xavi lança single 'Homem Triste'

Ex-baixista do Casaca, o músico Xavi lança na próxima quarta-feira (3) um novo single, Homem Triste, nas diversas plataformas digitais, junto com o videoclipe que sai em seu YouTube. "A letra é um desabafo de um homem resignado e desesperançoso, mas que não desiste da vida e segue em frente, apesar de todos os reveses que o mundo proporciona", diz o artista, que promete que o som vem com puro rock n roll. A produção foi do multi-intrumentista Thiago Arruda, com gravação da bateria por Anderson Xuxinha, mixagem de Jackson Pinheiro e masterização por Igor Comério. É o segundo single solo de Xavi, que fará parte de seu primeiro disco que será lançado em 2021. O primeiro foi Quimera, que você pode ouvir a seguir.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/