sexta-feira, junho 13, 2025
19.9 C
Vitória
sexta-feira, junho 13, 2025
sexta-feira, junho 13, 2025

Leia Também:

Produção israelense, ???Nota de Rodapé??? retrata rixa intelectual entre pai e filho

O diretor Joseph Cedar é uma das principais estrelas da nova geração do cinema israelense. Em 2007, com Beaufort, levou o Urso de Prata do Festival de Berlim. Agora ele retorna com este Nota de Rodapé, que também não passou despercebido: foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 e levou o prêmio de melhor roteiro em Cannes em 2011. Um bom indício.
 
A comédia dramática expõe um choque de vaidade entre pai e filho. E, dentre as vaidades, uma das piores: a intelectual. Eliezer Shkolnik, o pai, e Uriel, o filho, são estudiosos do Talmud, livro sagrado dos judeus, que está no cerne dessa rixa familiar. Homem amargo, Eliezer dedicou uma vida de pesquisa das inúmeras versões do livro, mas passou ao largo do prestígio acadêmico.
 

Se o maior prêmio que recebeu desse longo e duro trabalho foi uma nota de rodapé de uma obra de referência intelectual, o mesmo não ocorre com o jovem Uriel: este recebe os prêmios, louros e adulações por seus livros. Um se lamenta pela falta de reconhecimento; o outro desfila sereno e feliz pelos holofotes do reconhecimento acadêmico. 

 
Mas de repente vem a notícia, que ode provocar uma reviravolta: Eliezer vence um graduado prêmio. Nota de Rodapé se vale de um verniz de bom-humor e outro de drama para apontar as feridas dessa complicada relação entre pai e filho, tudo agravado pelas rixas, vaidades e invejas que povoam o universo acadêmico. 
 
Serviço
Nota de Rodapé (Hearat Shulayim, Israel, 2011, 103 minutos, 12 anos) 
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 19h15.

Mais Lidas