Terça, 23 Abril 2024

'Ações da Fetaes com foco nas mulheres continuarão a ter orçamento próprio'

julio_cezar_mendel_CreditosTatiBelingAles Tati Beling/Ales

O presidente da Federação dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes), Julio Cezar Mendel, afirma que as ações com foco nas mulheres realizadas pela entidade continuarão a ter orçamento próprio. A verba atualmente destinada para a Secretaria das Mulheres, apesar de sua incorporação, será mantida, como ele garante. A afirmação foi feita após repercussão de matéria publicada nessa sexta-feira (23) por Século Diário, na qual a secretária Augusta Buffolo se posicionou contra a extinção da pasta.

Para Augusta, a iniciativa se trata "de um retrocesso, uma atitude machista e de invisibilidade às mulheres". A agricultora acredita, ainda, que a decisão promove a perda de "um espaço integrado à diretoria, um espaço que tem visibilidade, autonomia, que nos dá poder de voz e fala", fazendo com que "não haja orçamento próprio para ações específicas", tornando-se "apêndice de outras secretarias".

Em nota divulgada nesse sábado (24), a Fetaes afirma que seu estatuto social, aprovado no último dia 20 em assembleia geral do Conselho Deliberativo, garante a manutenção da secretaria. Isso será possível, segundo Julio, com a incorporação dela a outra, ainda não definida. Ele informa que, a partir da nova gestão, a diretoria executiva contará com Presidência, Secretaria de Finanças, Secretaria de Formação, Secretaria de Política Agrícola e Meio Ambiente, Secretaria de Política Agrária e Secretaria de Políticas Sociais.

A não definição sobre a qual secretaria a de Mulheres será incorporada, justifica Julio, ocorreu pelo fato de ser preciso levar em consideração a composição das chapas que irão concorrer à diretoria da Federação. "A Secretaria de Mulheres obviamente deve ter uma mulher. A pasta a qual será incorporada depende da composição das chapas que concorrem à diretoria. Pode ser, por exemplo, Secretaria de Política Agrária e Mulheres, dependendo de como se dará a distribuição dos cargos", afirma.

Assim, prossegue Julio, o orçamento da Secretaria de Mulheres será encaminhado para a secretaria a qual ela será incorporada, mas para ações com foco em atividades de gênero. Outras secretarias, relata, já passaram por esse processo. Os jovens, por exemplo, são representados na Secretaria de Políticas Sociais e Juventude. Os idosos, na de Secretaria de Finanças e Terceira Idade.

A Fetaes relata, na nota, que a incorporação foi feita para atender à paridade de gênero, estabelecida durante o 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Cetraaf). "Com sete diretorias, não é possível a paridade. Não podia ser oito, por ser inviável financeiramente. Por isso, passarão a ser seis diretorias. Hoje, há 30% de mulheres na executiva. A partir da nova gestão, serão 50%", pontua.

A decisão, de acordo com a nota da Fetaes, foi tomada por mais de 80% dos 188 dirigentes sindicais reunidos no último dia 20, embora, relata o presidente da entidade, também tenha sido debatida a possibilidade de manter a Secretaria de Mulheres e incorporar outra a ela. "É preciso aceitar as decisões democráticas. A maioria entendeu que essa é a melhor forma. É importante destacar que em todos os níveis de debate da Federação, metade do público é de mulheres, pois a Fetaes preza pela paridade em todos espaços", informa.

A nota aponta, ainda, que em todas as instâncias de debate na Federação deve ter obrigatoriamente, no mínimo, 20% de jovens e 10% de idosos.

Desafios para as mulheres agricultoras ainda são enormes no Estado

Nos 20 anos da Marcha das Margaridas, Augusta Buffolo, da Fetaes, destaca o preconceito e o fim das escolas do campo
https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/desafios-para-as-mulheres-do-campo-ainda-sao-grandes

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários: 1

Márcio Souza em Domingo, 25 Abril 2021 19:06
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/