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Deficiência visual é a que mais afeta os capixabas

Em seguida vem a motora, com 24,2%; mental e intelectual, com13,8%; e auditiva, com 11,2%

Entre os tipos de deficiência existentes, a visual é a que mais afeta os capixabas, segundo o Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência do Espírito Santo. Do total das 276,3 mil pessoas com deficiência no Espírito Santo, 50,8% possui deficiência visual, 24,2% motora, 13,8% mental/intelectual e 11,2% auditiva. A pesquisa foi realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

Os números foram apresentados nessa quinta-feira (14), durante o anúncio feito pela gestão de Renato Casagrande (PSB) sobre a disponibilização de novos serviços para atender às pessoas com deficiência no Espírito Santo. Segundo o documento, 6,7% da população capixaba tem alguma deficiência. As cinco cidades onde há mais pessoas com deficiência são Serra (33,2 mil), Vila Velha (30,1 mil), Cariacica (27,1 mil), Vitória (20,3 mil) e Cachoeiro de Itapemirim (14,2 mil).

Hélio Filho/Secom

Entre as pessoas com deficiência no Estado, 50,6% são mulheres e 49,4% homens, sendo que 114,8 mil se declaram brancas, 135,8 mil pardas, 23 mil pretas, 1,7 mil amarelas e 816 indígenas. Portanto, os negros, que correspondem à soma dos pretos e pardos, são maioria, totalizando 158 mil.

A pesquisa também fez o levantamento da ocupação das pessoas com deficiência. Do total de entrevistados 128,8 mil se declararam empregados e com Carteira de Trabalho assinada, 58,7 mil sem carteira de trabalho assinada, 15,2 mil empregados pelo regime jurídico dos funcionários públicos, 61,9 mil trabalhavam por conta própria, 6 mil eram empregadores, 725 militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros, e 4,7 mil não tinha remuneração.

Novos serviços
Entre os novos serviços que serão disponibilizados pelo Governo do Espírito Santo para pessoas com deficiência está internet patrocinada na Central de Interpretação de Libras (CIL) para possibilitar a utilização mesmo que o usuário não disponha de pacotes de dados no aparelho celular. A gratuidade, afirma a gestão estadual, permitirá a ampliação das chamadas atendidas, maior qualidade de som e imagem.
A CIL é um serviço gratuito e com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, que permite que a pessoa acesse via internet e tenha a sua disposição um intérprete de Libras. Além disso, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) vai disponibilizar um atendimento exclusivo para pessoas surdas, por meio de videochamada.
O serviço é utilizado principalmente em equipamentos públicos, como bancos, fóruns, delegacias, hospitais públicos, serviços básicos de saúde públicos e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A tradução simultânea é realizada por meio de videochamada, gratuitamente, por intermédio do acesso ao site, por QR Code ou aplicativo disponível para sistemas iOS, Android e Windows.
O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) passará a contar com um atendimento exclusivo para a população com deficiência auditiva. O serviço estará disponível 24 horas, e o acesso será por meio de um link na página da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O usuário deverá clicar no botão na página inicial do site da Sesp e será direcionado imediatamente para o atendimento por videochamada, sem a necessidade de nenhuma outra ação.
Ao se conectar ao atendente, o usuário terá à disposição três formas diferentes de comunicação: por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), por leitura labial ou por meio das legendas, que serão geradas automaticamente em todas as chamadas. Os atendentes desta ferramenta foram contratados e treinados especificamente para prestar este serviço à população. A partir deste primeiro atendimento, a ocorrência será encaminhada para a agência de segurança necessária, seguindo o trâmite padrão de todos os chamados recebidos pelo Ciodes. Caso seja necessário retornar o contato para a obtenção de novas informações, o diálogo do policial com o solicitante será intermediado pelo intérprete.


Justiça: Bradesco deve garantir acessibilidade a pessoas com deficiência

Determinação judicial , fruto de uma ação civil pública, tem como foco a agência do bairro Santa Lúcia, em Vitória


https://www.seculodiario.com.br/justica/justica-bradesco-deve-garantir-acessibilidade-a-pessoas-com-deficiencia

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