Terça, 23 Abril 2024

Jornal O Globo volta a repercutir censura a Século Diário

Após reportagem publicada nesse domingo (27) sobre o crescimento dos casos de censura registrados no Brasil, nos últimos cinco anos, o jornal O Globo voltou a repercutir o assunto. Na edição desta terça-feira (29) do jornal carioca, foi a vez do colunista Luiz Garcia criticar a decisão da juíza Ana Cláudia Rodrigues de Faria Soares, da 6ª Vara Cívil de Vitória, que censurou, em 2012, três notícias e dois editoriais do jornal eletrônico Século Diário, que denunciavam a concessão de benesses ao promotor de Justiça Marcelo Zenkner, autor da ação.



Frente aos crescentes casos de censura registrados pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) de 2008 a 2012: 58, Garcia alertou, sugestivamente, no título da coluna que “O monstro acordou”.



Luiz Garcia, a exemplo do diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira, e do presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e televisão (Abert), Daniel Slaviero, que falaram à reportagem de O Globo, também alerta para o fato de muitas dessas decisões partirem de juízes de primeira instância. “Ninguém prestou atenção porque foram decisões de efeito local”, destaca o colunista.



O jornalista carioca acrescentou que a imposição de censura à imprensa é um instrumento típico do arsenal de recursos usado por regimes de força — ou seja, ditaduras com variados graus de limitações à liberdade de pensamento e ação dos cidadãos.



“É realmente espantoso que num país como o nosso, com um regime democrático firmemente estabelecido, descubra-se que juízes, supostamente guardiães das liberdades vitais para o sistema político, recorram à censura dos meios de comunicação”, protesta Garcia.



Após registrar o caso de Século Diário, Luiz Garcia cita também dois outros episódios recentes, em Macaé, no Rio de Janeiro, e no município gaúcho de Cachoeira do Sul, que completam os 11 casos de censuras judiciais registrados somente no ano passado.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/