sexta-feira, junho 13, 2025
19.9 C
Vitória
sexta-feira, junho 13, 2025
sexta-feira, junho 13, 2025

Leia Também:

Violência contra as mulheres é tema de protesto em Vitória

O Centro de Vitória amanheceu tomado por intervenções de protesto com a violência contra a mulher. Nesta segunda-feira (25) é celebrado o Dia Internacional de Luta pelo fim da Exploração e da Violência contra a Mulher. A escadaria do Palácio Anchieta, sede do governo estadual, foi pintada de tinta vermelha simbolizando a morte de mulheres em decorrência da violência. Além da pintura da escadaria, outros eventos de conscientização aconteceram por toda a região, encabeçados pelo Fórum de Mulheres do Espírito Santo. 
 
O Estado é líder no ranking de homicídios de mulheres e sete municípios capixabas estão entre os mais violentos para mulheres do País. De acordo com o Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil – a taxa de mortes violentas de mulheres ficou em 9,2 mortes por grupo de 100 mil mulheres. No entanto, é entre as mulheres jovens – com idade entre 15 e 24 – que a taxa é ainda maior: 21,4 por 100 mil, quase o dobro de Alagoas, o segundo colocado do ranking, com 13,3 homicídios de mulheres jovens por 100 mil.
 
A violência contra a mulher em todo o País não se dá primordialmente pelo envolvimento em atividades ilícitas, como o tráfico de drogas. O estudo utiliza registros dos atendimentos por violência do Sistema Único de Saúde (SUS) para mostrar que do total de atendimentos em 2011, 71,8% das agressões ocorreram no domicílio da vítima; em 43,3% dos casos o agressor foi parceiro ou ex da vítima; em 19,8% dos casos os agressores são os pais; e em 7,5% são os irmãos ou filhos.
 
Durante o ato público, as entidades participantes realizaram um tribunal popular em que denunciaram a falta de investimentos em políticas públicas que, se efetivadas, poderiam mudar a realidade do feminicídio no Estado. 
 
Na quarta-feira (27), a Prefeitura da Serra realiza a III Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em Laranjeiras. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana (Commus). O objetivo é sensibilizar a população para a necessidade de se mobilizar para encontrar meios de acabar com a violência contra as mulheres.
 
A mobilização será realizada no período conhecido como “Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que ocorre em 159 países. Internacionalmente, a campanha começa no dia 25 de novembro e termina no dia 10 de dezembro, em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Mais Lidas