Domingo, 28 Abril 2024

Escolas são fechadas e municipalizadas também em Cariacica Sede

emef_olivinorocha_FotoClaudioPostay Claudio Postay

As mudanças na educação em Cariacica também serão realizadas em unidades de ensino da região de Cariacica Sede. Haverá o fechamento duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), a transformação de um CMEI em EMEF, e a municipalização de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM). A iniciativa não encontra apoio dos moradores da região.

As EMEFs que irão fechar, segundo o rodoviário Jean Carlos Gomes da Silva, morador do bairro Prolar, são Wellington Ferreira Borges, em Antônio Ferreira Borges, e Olivino Rocha, em São João Batista. O CMEI Elisa Leal Bezerra, de Prolar, irá se transformar em EMEF, enquanto a EEEFM Professor Augusto Luciano, em Cariacica, passará pelo processo de municipalização.

Claudio Postay

No caso dos alunos do Elisa Leal Bezerra, uma das opções de escola na região seria o CMEI Amélia Virgínia, em Antônio Ferreira Borges, mas, segundo Jean, a unidade de ensino já não atende a demanda local. O mesmo acontece com a EMEF Valdici Alves Baier, em Areinha, que também não comportaria o aumento da demanda. A transformação do Elisa em EMEF, aponta Jean, não resolve o problema. Com a municipalização, a Professor Augusto Luciano fecharia as turmas de ensino médio, oferecidas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além da possibilidade de não haver vagas nas unidades de ensino dos outros bairros, outro problema destacado por ele é a necessidade de arcar com o gasto de transporte, já que para estudar, os alunos terão que  ir de van escolar ou transporte coletivo. "Parece que não há preocupação com quem mais precisa, com quem não pode pagar escola particular, transporte", diz. 

Outras escolas de Cariacica serão fechadas ou municipalizadas. As demais que irão fechar são as EMEFs Adalberto Queiroz, em Moxuara, Jones dos Santos Neves, em Boa Sorte, e General Tibúrcio, em Porto de Santana. O CMEI Larissa Pereira Batista, em Bela Aurora, também será fechado. Por isso, no dia 16 deste mês, a comunidade fez uma manifestação na praça do bairro. Com o encerramento das atividades da unidade de ensino, os estudantes terão que migrar para o CMEI Tarcílio Montanori, em Boa Sorte.

Divulgação

Também serão municipalizadas as EEEFMs Teotônio Brandão Vilela, em Nova Rosa da Penha II, Rosa Maria dos Reis, em Porto Belo, e Nossa Senhora Aparecida, em Oriente. A EMEF Nilton Gomes, em Cruzeiro do Sul, será demolida para construção de uma nova infraestrutura. Por isso, os estudantes terão que procurar escolas de outros bairros, mas a comunidade reivindica que a prefeitura alugue um imóvel para funcionamento provisório da unidade de ensino.

'A Sedu tenta nos convencer a aceitar o que eles querem'

Comunidades contrárias à municipalização de escolas em Cariacica apontam que pasta não está aberta ao diálogo
https://www.seculodiario.com.br/educacao/a-sedu-tenta-nos-convencer-a-aceitar-o-que-eles-querem

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/