Quinta, 25 Abril 2024

Professores da UVV questionam retorno do trabalho presencial em agosto

uvv_CreditosUVV UVV

Professores da Universidade de Vila Velha (UVV) questionam a decisão da instituição de ensino de determinar o retorno à sala de aula a partir do dia 10 de agosto. Segundo os docentes, a UVV estabeleceu que eles devem dar aulas em uma sala sem alunos, onde terá uma câmera, possibilitando que os estudantes, em casa, possam assistir. Os professores temem a contaminação pela Covid-19, uma vez que terão que se deslocar até a Universidade e, de acordo com eles, a instituição de ensino não dá garantias de iniciativas de prevenção no ambiente de trabalho. 

Os docentes recordam que, no primeiro semestre, sem o mínimo de preparação por parte da UVV, eles tiveram que se adaptar para dar aulas virtuais em suas próprias casas. Essa metodologia de trabalho, defendem, deve ser mantida no segundo semestre não somente para evitar a quebra do isolamento ao ter que se deslocar para o trabalho, mas também porque muitos investiram seu próprio dinheiro na compra de equipamentos necessários para dar as aulas virtuais, pois a UVV, relatam, não deu nenhum auxílio. 

"Fizemos investimento do próprio bolso, sem ajuda nenhuma da UVV. E agora querem que em vez de utilizar nossos equipamentos seguros em casa, a gente tenha que se deslocar para a universidade? A pandemia ainda não acabou. Não vemos sentido nenhum nisso", dizem.

De acordo com os professores, a instituição de ensino comunicou que comprou 150 headphones e que a utilização de máscara durante as aulas será opcional. "Como vai ser? Vai ser um headphone para cada um? Esse aparelho pode ser um grande transmissor de vírus, não irei usar um headphone que foi usado por outra pessoa", aponta um dos docentes.

A categoria acredita que o fato de a UVV dizer que utilização de máscara é opcional já é uma prova de que a Universidade não vai disponibilizar esse Equipamento de Proteção Individual (EPI). Os professores destacam, ainda, que uma única máscara não basta, pois um professor que ministra quatro horas de aula, por exemplo, não pode ficar falando durante esse tempo com uma única máscara.

Os docentes apontam ainda que, durante as aulas, terão que entrar em contato com outros profissionais, como os da equipe de apoio, além de que algumas disciplinas são ministradas por mais de um professor. Portanto, a interação entre eles, acreditam, pode aumentar a possibilidade de transmissão do coronavírus. 

De acordo com os professores, a decisão foi tomada sem diálogo, de forma autoritária. "Quais medidas de prevenção serão utilizadas por parte da UVV? Perguntamos, mas respondem apenas que estão pensando em como possibilitar isso", relatam.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 9

Não sei em Sexta, 31 Julho 2020 20:20

Até parece que tem alguém querendo estudar ou trabalhar né .... As pessoas acha que vai fica nessa até quando ? Até a cura? Ou até a fonte de dinheiro secar ?

Até parece que tem alguém querendo estudar ou trabalhar né .... As pessoas acha que vai fica nessa até quando ? Até a cura? Ou até a fonte de dinheiro secar ?
unknown em Sábado, 01 Agosto 2020 09:44

Tem muita gente querendo estudar e trabalhar sim, o que não querem é pegar covid e transmitir para os seus familiares se deslocando sem necessidade, esse posicionamento da uvv é no mínimo irresponsável, um descaso total com os profissionais, eles pararam as aulas por menos, agora estamos tendo mais de mil mortes por dia e eles querem voltar? pelo amor né, se tem a possibilidade de fazer essas aulas online qual a necessidade de se arriscar, querendo ou não essa é a possibilidade possível agora.
Eu como aluna sei bem como estou sendo prejudicada não podendo ter as aulas presencialmente, mas só vou me sentir mais segura quando tiver pelo menos uma vacina, antes disso não vou me arriscar, minha vida vale mais, e a vida de todos funcionários da uvv não vale menos que a minha, porque eles devem se arriscar?

Tem muita gente querendo estudar e trabalhar sim, o que não querem é pegar covid e transmitir para os seus familiares se deslocando sem necessidade, esse posicionamento da uvv é no mínimo irresponsável, um descaso total com os profissionais, eles pararam as aulas por menos, agora estamos tendo mais de mil mortes por dia e eles querem voltar? pelo amor né, se tem a possibilidade de fazer essas aulas online qual a necessidade de se arriscar, querendo ou não essa é a possibilidade possível agora. Eu como aluna sei bem como estou sendo prejudicada não podendo ter as aulas presencialmente, mas só vou me sentir mais segura quando tiver pelo menos uma vacina, antes disso não vou me arriscar, minha vida vale mais, e a vida de todos funcionários da uvv não vale menos que a minha, porque eles devem se arriscar?
Well em Sábado, 01 Agosto 2020 11:38

Larga de ser estúpido, e vá estudar como a Nova Zelândia, Alemanha, e vários outros controlaram a pandemia, seu gado do bozonazismo.

Larga de ser estúpido, e vá estudar como a Nova Zelândia, Alemanha, e vários outros controlaram a pandemia, seu gado do bozonazismo.
Ana Paula Rodrigues em Sábado, 01 Agosto 2020 10:03

A UVV é extremamente autoritária, tem dificuldade em ouvir. Eu como mãe de dois filhos que estudam lá não consigo falar com nenhuma diretoria pessoalmente e nem por telefone, tem que ser por e-mail.
É uma ditadura? Eles esquecem que quem paga os salários deles e mantém a instituição somos nós.
Concordo com os professores e fico impressionada com a cara de pau da UVV em dizer que não diminuiria a mensalidade, tendo em visto que o ensino a distância sempre foi mais barato porque havia investido muito em equipamentos para os professores e no texto os mesmos tiraram do próprio bolso.
A UVV tem que rever muita coisa, preferem perder alunos como estão perdendo do que abrir espaço para um diálogo (palavra essa que eles desconhecem).
Lamentável!

A UVV é extremamente autoritária, tem dificuldade em ouvir. Eu como mãe de dois filhos que estudam lá não consigo falar com nenhuma diretoria pessoalmente e nem por telefone, tem que ser por e-mail. É uma ditadura? Eles esquecem que quem paga os salários deles e mantém a instituição somos nós. Concordo com os professores e fico impressionada com a cara de pau da UVV em dizer que não diminuiria a mensalidade, tendo em visto que o ensino a distância sempre foi mais barato porque havia investido muito em equipamentos para os professores e no texto os mesmos tiraram do próprio bolso. A UVV tem que rever muita coisa, preferem perder alunos como estão perdendo do que abrir espaço para um diálogo (palavra essa que eles desconhecem). Lamentável!
Adalmano em Sábado, 01 Agosto 2020 11:02

Definitivamente os professores estão cobertos de razão!!! As aulas online são muito boas e seguras. Não há necessidade de expor ninguém a contaminação, além de que, a partir do dia 01 de setembro está previsto voltar as aulas presenciais, outro absurdo!!!
Os alunos que se contaminarem indo as aulas, não poderão frequenta-las e ainda não terão nem as aulas EAD para acompanhar. Saúde em primeiro lugar!

Definitivamente os professores estão cobertos de razão!!! As aulas online são muito boas e seguras. Não há necessidade de expor ninguém a contaminação, além de que, a partir do dia 01 de setembro está previsto voltar as aulas presenciais, outro absurdo!!! Os alunos que se contaminarem indo as aulas, não poderão frequenta-las e ainda não terão nem as aulas EAD para acompanhar. Saúde em primeiro lugar!
Covid-20 em Sábado, 01 Agosto 2020 12:36

Saúde em primeiro lugar

Saúde em primeiro lugar
Julianna Passos em Terça, 04 Agosto 2020 10:41

a uvv é muito autoritária. Grávidas, idosos e deficientes que são professores tem aula e de deslocar a uvv na pandemia. os professores são escravos da família dantas. Se alguém morrer ou contaminar com Covid a uvv não liga. Governador deveria impedir essa loucura. tirei meu filho da uvv porque é um ambiente degradante. Ditadores... absurdo... minha irmã tem filhos e não tem onde deixar. Ela tem medo de perder o emprego. Ódio da uvv...

a uvv é muito autoritária. Grávidas, idosos e deficientes que são professores tem aula e de deslocar a uvv na pandemia. os professores são escravos da família dantas. Se alguém morrer ou contaminar com Covid a uvv não liga. Governador deveria impedir essa loucura. tirei meu filho da uvv porque é um ambiente degradante. Ditadores... absurdo... minha irmã tem filhos e não tem onde deixar. Ela tem medo de perder o emprego. Ódio da uvv...
Vitório em Quinta, 13 Agosto 2020 18:42

Quanta baboseira, a UVV é ótima! Faço minha segunda graduação lá, o reitor e vice reitor são super acessíveis, educados, nos escutam. Esses professores gostariam de estar sem trabalhar como os professores da UFES e recebendo, essa é a verdade. Não são nenhum explorados não, explorado é professor de escola pública que corre risco todo dia e trabalha sem nenhuma condição. Ter um bom notebook é obrigação de um professor, como ele estuda e pesquisa? Sem internet? Esses professores nem tinham que esperar a pandemia pra comprar um notebook e eles certamente ganham o suficiente pra isso. Agora eles querem defender o Estado e criticar a iniciativa privada, fazer drama, é fácil, deixa a UVV e vai trabalhar para o governo, dinheiro estorquido do povo pobre e trabalhador caindo direitinho na conta, mesmo sem vc trabalhar . A UVV da toda condição para o professor trabalhar. Parem de hipocrisia, tanta gente desempregada e esses mimados chorando de barriga cheia. Só usar máscara na bolsa de limpa de pano pra trocar e usar álcool em gel. Se precisar de ajuda do apoio pq é analfabeto digital se afasta para o profissional resolver. Que difícil...

Quanta baboseira, a UVV é ótima! Faço minha segunda graduação lá, o reitor e vice reitor são super acessíveis, educados, nos escutam. Esses professores gostariam de estar sem trabalhar como os professores da UFES e recebendo, essa é a verdade. Não são nenhum explorados não, explorado é professor de escola pública que corre risco todo dia e trabalha sem nenhuma condição. Ter um bom notebook é obrigação de um professor, como ele estuda e pesquisa? Sem internet? Esses professores nem tinham que esperar a pandemia pra comprar um notebook e eles certamente ganham o suficiente pra isso. Agora eles querem defender o Estado e criticar a iniciativa privada, fazer drama, é fácil, deixa a UVV e vai trabalhar para o governo, dinheiro estorquido do povo pobre e trabalhador caindo direitinho na conta, mesmo sem vc trabalhar . A UVV da toda condição para o professor trabalhar. Parem de hipocrisia, tanta gente desempregada e esses mimados chorando de barriga cheia. Só usar máscara na bolsa de limpa de pano pra trocar e usar álcool em gel. Se precisar de ajuda do apoio pq é analfabeto digital se afasta para o profissional resolver. Que difícil...
Aluno em Sexta, 14 Agosto 2020 10:30

Que reportagem mais forçada pqp. Vcs exageram demais, quem é próximo dos professores sabe que não é nada disso, a Uvv vai tomar precauções tanto q vai dar a opção de ir presencial ou assistir on-line. Parem de forçar a barra que o jornalismo já tá feio por causa disso. Pagamos valor alto pra ter aula, abraços

Que reportagem mais forçada pqp. Vcs exageram demais, quem é próximo dos professores sabe que não é nada disso, a Uvv vai tomar precauções tanto q vai dar a opção de ir presencial ou assistir on-line. Parem de forçar a barra que o jornalismo já tá feio por causa disso. Pagamos valor alto pra ter aula, abraços
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/