Sexta, 29 Março 2024

Professores decidem entrar com ADIN para garantir gestão democrática na Faceli

guerino_zanon_leonardo_sa Leonardo Sá

Em assembleia realizada nessa segunda-feira (25) pela Associação dos Docentes da Faceli (Adef), os professores da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) decidiram entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) contra a aprovação do Projeto de Lei 4.457/2020, em dezembro último. Para os docentes, a lei atenta contra a gestão democrática ao estabelecer que é atribuição do presidente da instituição de ensino "nomear comissões com fins administrativos e disciplinares no âmbito da Fundação, cuja composição se dará com servidores técnico-administrativos". 

O projeto de lei, de autoria do prefeito Guerino Zanon (MDB), foi aprovado com o voto favorável de 10 dos 12 vereadores. Apenas Tarcísio Silva (PSB) e Rogerinho do Gás (DEM) foram contrários. Segundo o diretor da Adef, Tiago Vinhas, o projeto aprovado fere a Constituição Federal, que prevê a gestão democrática, e a Constituição Estadual, que aponta o órgão colegiado como instância máxima de decisão da instituição de ensino. "O projeto diz que a instância máxima é o presidente da Fundação Faceli, que é indicado pelo prefeito", aponta. 

Os professores rejeitam o projeto também por acreditar que ele dá "poderes quase que absolutos à Presidência da Fundação e à Diretoria Acadêmica". A Adef destaca que a iniciativa afasta a participação docente em órgãos colegiados, comissões e bancas da instituição de ensino. Além disso, retira a competência do Conselho Superior (Consup), que reúne as representações da comunidade escolar. 

Nessa segunda-feira (25) o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) divulgou nota se posicionando sobre o assunto. A entidade afirma que a lei "ataca duramente ao corpo docente da Faceli e consequentemente a democracia interna da Instituição, burlando a Lei nº 9394/1996 [LDB] em seus Artigos 54º e 55º ,que definem o papel do corpo docente na composição dos colegiados e nos conselhos, bem como na gestão das instituições". 

O Andes destaca que entre a apresentação do projeto de lei, em 14 de dezembro, e sua publicação no Diário Oficial dos Municípios Capixabas, em quatro de janeiro, não houve espaço de tempo suficiente para que os docentes pudessem discutir a proposta de forma democrática. "A urgência com que a matéria foi tratada demostrou o interesse do poder público municipal em interferir autoritariamente na instituição", diz o sindicato. 

A Faceli é a única instituição de ensino superior pública municipal do Espírito Santo e oferece as graduações em Direito, Administração e Pedagogia. A gestão democrática já vinha sendo alvo de disputa antes da aprovação do projeto. Em setembro de 2020, o juiz André Bijos Dadalto concedeu liminar e determinou ao diretor da Faculdade Faceli que "ajuste todas as bancas, comissões e órgãos colegiados da instituição de ensino, incluindo o Conselho Curador da Fundação Faceli, à composição legalmente imposta, de 70% de docentes efetivos, sob pena de multa por cada ato de descumprimento que fixo em R$ 50 mil". 

A decisão foi tomada após a Adef ingressar com mandado de segurança na Vara da Fazenda Pública Municipal e Estadual, Registro Público e Meio Ambiente de Linhares para garantir a porcentagem, com base no que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 3

Paty em Segunda, 25 Janeiro 2021 23:34

Força Prefeito Zanon, a esquerda vai com tudo para cima do Senhor porque eles não aceitam perder espaço. O município, aliás, não deveria cuidar do Ensino Superior, e sim da educação básica. Já pensou em passar essa faculdade para a iniciativa privada, Prefeito? O povo agradeceria muito.

Força Prefeito Zanon, a esquerda vai com tudo para cima do Senhor porque eles não aceitam perder espaço. O município, aliás, não deveria cuidar do Ensino Superior, e sim da educação básica. Já pensou em passar essa faculdade para a iniciativa privada, Prefeito? O povo agradeceria muito.
Lohayne em Terça, 26 Janeiro 2021 03:10

Essa Paty no mínimo mama nas tetas comissionadas do município...kkk

Essa Paty no mínimo mama nas tetas comissionadas do município...kkk
paty em Terça, 26 Janeiro 2021 14:35

Não, imbecil, nem sou de Linhares.

Não, imbecil, nem sou de Linhares.
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/