quinta-feira, julho 17, 2025
19.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 17, 2025
quinta-feira, julho 17, 2025

Leia Também:

TJES adia publicação de resultado de provas escritas de concurso para cartórios

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Sérgio Bizzotto, determinou, nesta quarta-feira (2), a reabertura do prazo para a interposição de recursos contra o resultado das provas escritas e práticas (primeira e segunda fases) do concurso público para ingresso na atividade de cartórios.

No entanto, a medida se restringe a dois candidatos que recorreram ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ter acesso ao espelho de correção das provas. Eles podem recorrer das notas atribuídas pela banca da seleção até a próxima sexta-feira (4), o que deve adiar a divulgação do resultado definitivo.

O texto do Edital nº 13, publicado no Diário da Justiça, não estabelece o prazo para a revelação da lista de candidatos para as próximas fases do concurso. Anteriormente, o tribunal havia previsto a divulgação até o dia 20 do mês passado. No entanto, o novo adiamento se soma à série de incidentes registrados desde o início do certame, lançado em junho de 2013.        

A próxima etapa do concurso (quarta) é a realização de exame psicotécnico, entrevista pessoal e análise da vida pregressa dos candidatos. As duas últimas etapas serão: uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e a prova de títulos, também de caráter classificatório. Ao todo, o concurso público prevê a distribuição de até 171 vagas, sendo 114 de provimento e 57 de remoção.

Foram inscritas 4.513 pessoas para participar do certame, mas somente 2.786 candidatos tiveram o registro concluído – o que representava uma proporção superior a 24 candidatos por vaga. Hoje, essa média caiu para uma vaga para cada dois candidatos na disputa.

Mais Lidas