Domingo, 14 Julho 2024

Advogado lança candidatura à vaga de desembargador do TJES

joaobaristasampaio_advogado_arquivopessoal Arquivo Pessoal

O advogado João Batista Dallapiccola Sampaio, irmão do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), saiu na frente e se declara pré-candidato à vaga de desembargador do chamado Quinto Constitucional, privativo da advocacia e do Ministério Público (MPES), aberta com a aposentadoria compulsória do magistrado Anníbal de Rezende Lima. A escolha ocorrerá de forma alternada, e será preenchida a partir de eleição direta com participação de toda a categoria.

A movimentação para o preenchimento da vaga começou em 14 de junho, depois que o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Samuel Meira Brasil, formalizou a abertura da vaga, entregando ao presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, o ofício sobre a aposentadoria do desembargador. O edital será publicado até o próximo dia 17.

Além de João Batista, os advogados Vinícius Pinheiro e Alexandre Puppim também são nomes c considerados certos na disputa, segundo os meios jurídicos. Os dois foram eleitos para a lista tríplice, em 2021, para escolha de desembargador, perdendo para Raphael Americano Câmara.    

A escolha se dará pela votação de toda a categoria dos advogados nos nomes inscritos, para ser formada uma lista com os 12 mais votados. Esta seguirá para o Conselho da OAB-ES, que reduzirá a lista para seis nomes, que serão encaminhados para votação pelos desembargadores, que escolherão, então, três nomes, dos quais o governador Renato Casagrande (PSB) definirá o ocupante da vaga.

Para o advogado, o Judiciário, como qualquer outro órgão estatal, precisa sempre de ajustes. Ele destaca que o TJES vem lutando com as ferramentas que tem para melhorar o atendimento às partes e aos advogados. "A questão é o que fazer com poucos recursos e, de outra banda, cabe a todos os membros do TJES lutar por melhorar o atendimento; celeridade mantendo a qualidade das decisões".

João Batista atua na área de direito social, com causas cíveis, indenizatórias, acidentárias, previdenciárias e trabalhistas. "Já advoguei no início no criminal, família, administrativo, imobiliário, defesa do consumir, entre outras". Ele trabalhou na Companhia Espírito-Santense (Cesan), onde começou como operário e saiu como advogado sênior.

"Resolvi percorrer grande parte do Estado conhecendo a realidade da advocacia capixaba e vendo onde posso contribuir, considerando o certame já deflagrado, com a entrega do ofício pelo presidente do TJES à OAB-ES", diz o advogado.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários: 1

carlos rubens de miranda lucchi em Domingo, 07 Julho 2024 19:18

Chegou a hora de escolhermos um bom representante da OAB/ES no tribunal de justiça. Façamos uma analise profunda em todos os candidatos para que surja o melhor nome.

Chegou a hora de escolhermos um bom representante da OAB/ES no tribunal de justiça. Façamos uma analise profunda em todos os candidatos para que surja o melhor nome.
Visitante
Segunda, 15 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/