Sexta, 19 Abril 2024

​Assassino de professor de capoeira é preso após cinco meses foragido da Justiça

thiagoaranha_PC PC
Após quase seis meses foragido da Justiça, foi preso na tarde desta segunda-feira (19), em Colatina (noroeste do Estado), Tiago Passos Viana, assassino do professor de capoeira Cuarassy Pedro Medeiros Del Nery, crime cometido em dezembro de 2020 em Itaúnas, Conceição da Barra.

A informação da Polícia Civil diz que ele foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia Regional de Colatina, onde foi dado cumprimento do mandado de prisão. Ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória, permanecendo à disposição da Justiça. A família dele é do município, onde foi encontrado no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Tiago, conhecido como "Aranha", é acusado de crime de homicídio por motivo fútil e teve sua prisão preventiva decretada em 10 de fevereiro pelo juiz da comarca de Conceição da Barra, Diego Franco de Sant'anna, que aceitou denúncia do Ministério Público Estadual (MPES) e acatou o pedido de prisão preventiva. O caso tramita como Ação Penal de Competência do Júri. 

Cuarassy tinha 39 anos e deixou dois filhos. Ele foi assassinado em 18 de dezembro em Itaúnas, local que frequentava desde criança, gerando comoção e revolta na comunidade. Tiago disparou pelo menos cinco tiros, acertando dois fatais na vítima. Mesmo após a morte, prosseguiu com os disparos.

Após cometer o crime, jogou a arma em um rio, para impedir a perícia, dificultando as investigações e a produção de provas, como aponta a denúncia do MPES. Ele fugiu do local, apresentando-se à Delegacia Regional de São Mateus somente no dia seguinte. Em depoimento à Polícia, afirmou que adquiriu a arma, sem registro, cinco dias antes, e passou a andar com o armamento em local público.

"A vítima trabalhava em uma loja. Na ocasião, o denunciado chegou, os dois iniciaram uma discussão e entraram em luta corporal. Mesmo com moradores pedindo que o acusado se afastasse, ele foi ao interior de uma pousada e, após pegar uma arma de fogo, atirou contra a vítima, que morreu no local", relata o Ministério Público.

Para a Promotoria de Conceição da Barra, "Tiago Passos Viana cometeu homicídio por motivo fútil, já que tinha uma rixa anterior com uma pessoa, de quem a vítima teria tomado as dores. Essa situação foi relatada pelo próprio denunciado em um áudio enviado por aplicativo de celular a uma pessoa não identificada, logo após o crime, que foi juntado aos autos. Ele confessa que, além de ter cometido o homicídio, iria apagar do aplicativo a mensagem em que relata esses fatos".

Tiago chegou a ser preso em dezembro do ano passado, em São Mateus, mas foi libertado após um mês, por ato do mesmo juiz Diego Franco de Santanna, que alegou excesso de prazo previsto para a conclusão do inquérito policial e "sua entrega espontânea à Polícia". O magistrado não considerou, porém, o período de dez dias em que ele deixou de se apresentar após a decisão judicial que determinou sua prisão, publicada um dia após o crime e amplamente divulgada pela imprensa capixaba.

Na época, final de janeiro deste ano, a concessão da liberdade ao assassino confesso gerou protesto e indignação de amigos e familiares da vítima, que clamam por Justiça.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários: 1

Castorina Maria Avelar Borges em Segunda, 19 Julho 2021 23:16

Muito bom estar com vocês!

Muito bom estar com vocês!
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/