Quinta, 25 Abril 2024

​Erica Neves destaca gestão coletiva ao registrar Chapa 2 para concorrer à OAB-ES

chapa_ericaneves_fernandoribeiro Fernando Ribeiro
Fernando Ribeiro
Um Plano de Gestão Coletivo, pelo qual os advogados podem fazer sugestões pelo celular ou computador, foi lançado nesta quinta-feira (14), durante o registro da chapa "É diferente. É OAB de verdade", liderada por Erica Neves no processo de disputa à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-ES). A eleição, por meio de voto direto da categoria, ocorrerá em 18 de novembro. 

Com cravos, balões brancos e cartazes contra a perseguição e o ódio, a advogada registrou a Chapa 2 com uma frente ampla de apoios, segundo os organizadores do ato, em oposição à atual gestão, comandada pelo advogado José Carlos Rizk Filho, que concorre à reeleição.

Os apoiadores da chapa vestiam peças de roupa verde (cor da chapa) e levavam cravos brancos, fazendo analogia com a Revolução dos Cravos (em Portugal), movimento onde a população ofereceu flores aos soldados contra o autoritarismo.

Os balões, na cor branca, marcaram posição pela paz, liberdade e democracia. Os cartazes contra o ódio e a perseguição "completaram esse posicionamento por uma OAB de verdade e diferente, que dê voz às advogadas e aos advogados", afirma o grupo.

Marcando a oposição, a frente puxada por Erica conta com lideranças conhecidas e também novas. "É uma campanha de diferentes matizes, de todas as cores e posições políticas. É uma campanha de todos juntos, em uma união por uma OAB-ES de verdade!", destaca a candidata.

Entre os apoios, estão o advogado Ricardo Brum, que disputou a última eleição da OAB-ES (2018) e agora vem como vice-presidente da chapa, além Elisângela Melo, que também disputou o último pleito, Homero Mafra, ex-presidente da Ordem, e Carlos Augusto Leal Motta. A chapa é formada por 104 nomes.

"Acredito na construção coletiva. Os recursos que a Ordem administra pertencem à advocacia, e ela quem tem de dizer como ele deve ser empregado. Tenho certeza de que vamos receber boas ideias", ressaltou Erica Neves.

Entre os projetos dela para a OAB-ES, estão uma administração com os dados abertos, com compras e contratos acessíveis após 48 horas; um projeto de integração, com as prerrogativas da advocacia inseridas nos cursos de formação dos atores do sistema judicial; e uma Escola Superior de Advocacia (ESA) focada na profissionalização de uma advocacia 4.0, além de isenção das taxas da OAB-ES para jovem advocacia.

Eleição

O processo eleitoral para escolha dos novos dirigentes da Ordem dos Advogados foi aberto no dia 1º desse mês, cuja votação ocorrerá no dia 18 de novembro, das 9h às 17 horas. Serão eleitos, para um mandato de 2022 a 2024, a diretoria do Conselho Seccional, os conselheiros seccionais titulares e suplentes, conselheiros federais titulares e suplentes, as diretorias das subseções e a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados.

A disputa movimenta os meios jurídicos, com formação de correntes que pretendem garantir a reeleição do atual presidente, José Carlos Rizk Filho. 

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/