Sábado, 27 Abril 2024

PF faz operação no Estado para prender participantes de atos terroristas

policia_federal_operacao_lesa_patria_agencia_brasil Agência Brasil
Agência Brasil

O Espírito Santo é um dos seis estados onde a Polícia Federal (PF) realiza, nesta sexta-feira (27), a terceira fase da Operação Lesa Pátria, para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos terroristas registrados em 8 de janeiro, em Brasília. Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão no Estado.

Ao todo estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, além do Espírito Santo. Em Santa Catarina, a PF está cumprindo um mandado de prisão, no Distrito Federal, dois, Rio de Janeiro um, mesmo número no Paraná, e dois em Minas Gerais.

Os criminosos invadiram e depredaram, no último dia 8, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal e promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos dessas instituições, em um ataque sem precedentes contra a democracia.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

As autoridades solicitam a quem tiver informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram dos fatos que as encaminhem para o e-mail .

Lesa Pátria

Na primeira fase da Operação Lesa Pátria, que visa grupos de extrema direita que tentaram dar um golpe de estado e tentar impedir a posse do presidente Lula (PT), realizada no último dia 20, a Polícia Federal prendeu quatro terroristas bolsonaristas que participaram da destruição dos prédios dos Três Poderes. As ações foram desenvolvidas no Distrito Federal (DF), em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/