Sábado, 27 Abril 2024

Tribunal de Contas inclui obras da Praça Encontro das Águas em plano de fiscalização

Tribunal de Contas inclui obras da Praça Encontro das Águas em plano de fiscalização
O plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai incluir as obras da Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, no município da Serra, no plano de fiscalização do próximo ano. A medida foi aprovada na sessão do último dia 25. Devido à falta de disponibilidade de horas para apurar o caso este ano, os conselheiros decidiram pela futura inclusão da denúncia no cronograma de fiscalizações. As obras também são investigadas pelo Ministério Público Estadual (MPES) e alvo de uma CPI na Câmara de Vereadores.



Em seu voto, a relatora do processo (TC 2267/2016), conselheira substituta Márcia Jaccoud Freitas, seguiu o entendimento da área técnica pela postergação da fiscalização, a fim de garantir a identificação de eventuais irregularidades. No entanto, a inclusão do caso como objeto de inspeção no Plano Anual de Fiscalização de 2017 depende do atestado da viabilidade do procedimento pela Secretaria Geral de Controle Externo (Segex) do tribunal. O Ministério Público de Contas (MPC) opinou pelo prosseguimento da demanda.



O processo começou a ser analisado em maio, ocasião em que o então relator – auditor Marco Antônio da Silva – se manifestou pelo conhecimento da denúncia, devido ao preenchimento dos requisitos de admissibilidade. Naquela ocasião, a área técnica e o MPC opinaram pelo não-conhecimento da denúncia, antes mesmo sequer de qualquer exame de mérito.  O julgamento acabou sendo suspenso após o pedido de vistas do conselheiro Sebastião Carlos Ranna. Foi decidido, na oportunidade, que os auditores e procuradores de Contas se manifestassem novamente sobre o caso.



O caso está relacionado ao inquérito civil instaurado pela Promotoria de Justiça Cível da Serra, que apura a mesma suspeita de superfaturamento nas obras, que custaram pouco mais de R$ 6 milhões aos cofres públicos. A reforma foi alvo de diversas representações no órgão ministerial. Em um dos casos, um morador da região pediu a fiscalização dos gastos, já que a praça teria sido entregue com problemas de acabamento, evidenciando a suposta má qualidade nos serviços.



No final de dezembro, a prefeitura inaugurou uma parte da obra, do lado esquerdo do canal, com intervenções de paisagismo, iluminação pública, além da construção de um deck de contenção do mar. Todo o sistema de drenagem de água pluvial da praça também foi refeito. A reforma do lado direito da praça será iniciada em seguida com a construção dos principais equipamentos de lazer. Existe a previsão de uma nova fase até a conclusão definitiva da obra.



No mês passado, a Câmara de Vereadores instalou uma comissão especial de inquérito, similar a uma CPI, para apurar a responsabilidade do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e das empresas envolvidas na inauguração de obras inacabadas, entre elas, da Praça Encontro das Águas. Os trabalhos serão presididos por Aldair Xavier, enquanto o relator será Basílio da Saúde (Pros), que foi o proponente de outras duas investigações contra o prefeito reeleito no último dia 30.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/