Sexta, 19 Abril 2024

Consultas públicas das novas UCs de Vitória acontecem nesta segunda e terça

Consultas públicas das novas UCs de Vitória acontecem nesta segunda e terça
Acontecem nestas segunda (8) e terça (9) as consultas públicas relativas à criação de duas novas unidades de conservação de Vitória: uma UC marinha, protegendo a baía do Espírito Santo e parte da baía de Vitória, e uma UC da Mata Paludosa, em Jardim Camburi.



O evento desta segunda (8) será realizado no Iate Clube do Espírito Santo, às 19 horas, sobre a UC marinha. E, na terça-feira (9), no mesmo horário, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua, em Jardim Camburi, quando os participantes poderão conhecer e debater a proposta de proteção legal da Mata Paludosa.



A proposta de UC marinha, a princípio envolve uma área de 16 km², abrangendo a quase totalidade da baía do Espírito Santo (ligada à Praia de Camburi) e uma parte da baía de Vitória, até a altura da Capitania dos Portos, na Enseada do Suá.



Será a primeira UC marinha de uso público da Capital, provavelmente da categoria Área de Proteção Ambiental (APA), com objetivo de ordenar e conciliar os diversos usos já feitos da região, entre eles, atividades industriais e portuárias, pesca artesanal, atividades de lazer e esportivas, conservação de tartarugas marinhas e outros animais ameaçados de extinção, como botos e baleias jubarte.



A nova UC da Mata Paludosa vai na verdade recategorizar a atual Reserva Ecológica Municipal, em Jardim Camburi, alinhando a unidade à legislação federal sobre áreas protegidas – mais precisamente o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), estabelecido pela Lei 9.985/2000 –, além de ampliar sua área, incluindo o Parque Municipal da Fazendinha e um outro fragmento desse ecossistema, localizado no mesmo bairro.



Serviço



UC Marinha

Data e horário: segunda-feira (8), às 19 horas

Local: Iate Clube, Praia do Canto



Mata Paludosa

Data e horário: terça-feira (9), às 19 horas

Local: Emef Elzira Vivácqua - rua Italina Pereira Motta, 501, Jardim Camburi

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/