Domingo, 14 Julho 2024

Moradores denunciam vazamento de esgoto na área da Lagoa Encantada

poluicao_vale_encantado_leitor Foto Leitor
Foto Leitor

Moradores da região do Vale Encantado, em Vila Velha, têm denunciado, nos últimos dias, o aumento do vazamento de esgoto em um local conhecido como "Pinicão", afetando a Área de Preservação Permanente (APP) da Lagoa Encantada. Apesar de haver um problema crônico de esgoto irregular nesse ponto, o problema se intensificou recentemente, de acordo com a comunidade do entorno.

O aumento do vazamento tem sido notado nos últimos meses, mas chegou a um nível crítico no último domingo (16). Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim do Vale, Sergio Klein, a Companhia Espírito- Santense de Saneamento (Cesan) foi acionada e realizou a troca de uma bomba queimada na segunda-feira (17) e, no dia seguinte, jogou cal no espaço em que o esgoto vazou para amenizar o odor.

Entretanto, alguns pontos continuaram com esgoto empoçado, e, nesta quarta-feira (19), o vazamento voltou a acontecer. "A vegetação aumentou, o oxigênio diminuiu, e está morrendo peixe na lagoa. As pessoas pescam e correm risco de ter problemas de saúde por comer peixe contaminado. E como a população vai conseguir se alimentar com um mau cheiro desses nas suas casas?", questiona Sergio.

Segundo ele, em 2012, houve uma reunião entre o Ministério Público do Estado (MPES), a Prefeitura de Vila Velha e governo estadual para debater a situação do esgoto na região. Na época, um estudo que identificou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vale Encantado é obsoleta e não atendia à região com eficiência, com o esgoto sendo jogado na região de alagado em cada final de rua.

A promessa da Cesan na ocasião, como aponta Sergio, era de que, até 2025, a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Araçás seria ampliada e passaria a receber o esgoto da região do Vale Encantado. Entretanto, não apenas a promessa não se cumpriu, como foi autorizada a construção de novos loteamentos nas proximidades ao logo dos anos, aumentando o volume de esgoto gerado.

"A Cesan só faz serviço paliativo. Eles apareciam com certa frequência, e faziam a retirada de esgoto com sugador. Mas, atualmente, está tudo abandonado, e tem até risco de criança chegar perto e cair no esgoto", denuncia.

A região do Vale Encantado abrange os bairros Vale Encantado, Santa Clara e Jardim do Vale. Há anos, a comunidade luta pela criação de um parque na Lagoa Encantada, garantido a preservação e o desenvolvimento socioambiental da região. Um acordo da Justiça Federal, oriundo de um processo de compensação por danos ambientais, poderá garantir o investimento de R$ 2 milhões para a materialização dessa iniciativa.

Século Diário questionou a Cesan sobre as providências tomadas diante da reclamação dos moradores da região de Vale Encantado, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 15 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/