Quarta, 24 Abril 2024

'Poder público tem que coibir crimes na Lagoa Encantada', cobram voluntários

incendio_lagoa_encantada_reproducao Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

"O poder público precisa coibir os crimes dentro da Lagoa Encantada". A súplica vem do grupo de voluntários que se dedicam a cuidar do local, uma das poucas áreas selvagens dentro da zona urbana de Vila Velha, nos arredores do bairro Vale Encantado, que impressiona a pesquisadores, ambientalistas e a população local, devido à beleza, biodiversidade e função de regulação de cheias das lagoas e alagados da região. 

Antigo, o pleito voltou a ser reforçado nesse final de semana, em função de mais um incêndio. Na manhã deste sábado (23), o fogo se alastrou pela vegetação na área onde um casal de lontras, espécie ameaçada de extinção, foi visto recentemente

Nas redes sociais, o grupo pediu providências enérgicas da prefeitura. "Incêndio criminoso com muitos focos em várias partes da Lagoa Encantada, com o claro objetivo de queimar o máximo possível de vegetação, aproveitando a seca que assola nossa região", informou a legenda dos vídeos postados no perfil APP Lagoa Encantada no Instagram. 

"Pedimos ao prefeito, à Guarda Municipal ambiental e ao secretário de Meio Ambiente que investiguem e punam o responsável, pedimos também mais fiscalização na área da Lagoa Encantada para coibir estes meliantes, e por fim, aguardamos ansiosamente a criação do Parque Natural da Lagoa Encantada, para que efetivamente possamos proteger animais como o casal de Lontras e tantos outros que resistem e sobrevivem na Lagoa Encantada. Pedimos aos amigos da Lagoa Encantada que fiscalizem, qualquer atitude suspeita denunciem, filmem! Não podemos deixar atitudes como estas impunes!", clamaram os voluntários, na postagem. 

Membro do Fórum de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Grande Vale Encantado (Desea), outro coletivo que luta pela criação de uma unidade de conservação nos alagados e lagoas da região, Wilerman da Silva Lucio reforça o pleito e a indignação. "Estamos tentando pressionar para coibir esse tipo de crime. O poder público deveria estar mais atuante nesse sentido. Está deixando muito a desejar. Faltam investigações sobre os incêndios que ocorrem lá, e já foram tantos nos últimos anos! Falta também fiscalização preventiva. Se pelo menos uma vez por mês um fiscal passasse lá e divulgasse essa ação rotineira, a sensação de impunidade seria menor e certamente diminuiria esse tipo de crime. Já pedimos câmeras de segurança também, e nada. E quanto mais tempo demora, mais destruição ocorre na área". 

Parque natural 

A demanda pela criação de uma unidade de conservação para proteger o patrimônio natural da região chegou até a Prefeitura de Vila Velha em 2016, por meio de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPES). Depois de realizados os estudos técnicos necessários, entre 2017 e 2019, a consulta pública à proposta elaborada pela Secretaria foi feita no último mês de maio. 

A minuta do projeto de lei que visa efetivamente criar a unidade de conservação, segunda informou a prefeitura em nota, está pronta e aguarda os vereadores voltarem no recesso para ser encaminhada para apreciação e votação da Câmara Municipal. 

Causa desconhecida

Na nota, a Secretaria de Meio Ambiente também informa que sua Coordenação de Fiscalização de Ecossistemas e Atividades Poluidoras (Cofeap) "tem intensificado as atividades de fiscalização e cumprido a lei para coibir o avanço irregular nas áreas ambientalmente protegidas". Quanto ao incêndio da Lagoa Encantada, "a PMVV informa que identificou e adotou as medidas de combate ao incêndio e acionou o Corpo de Bombeiros, auxiliando-os nos trabalhos de campo". 

Já o Corpo de Bombeiros, também por nota, informou que, ao ser acionado para atuar no incêndio no sábado, "constatou que o fogo se concentrava em uma área alagadiça, com vegetação do tipo taboal. O terreno era bastante extenso e de difícil atuação, distante de residências, empresas ou outras edificações. A guarnição fez um preventivo para eliminar o perigo de propagação". Disse também que "não foi possível identificar a causa do incêndio" e que "não localizamos acionamento para incêndio nesta região na data de hoje". 

Os Bombeiros informam que o acionamento para combate a incêndios deve ser feito pelo 193 e a prefeitura indicou a Ouvidoria Municipal, através do telefone 162 ou clicando no link da Ouvidoria no site da Prefeitura.

Ameaçadas de extinção, lontras são fotografadas na Lagoa Encantada

Presença da espécie, aparentemente em comportamento reprodutivo, reforça importância da criação de um parque natural
https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/ameacadas-de-extincao-lontras-sao-fotografadas-na-lagoa-encantada

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários: 1

Izanildo Sabino em Terça, 26 Julho 2022 15:32

O Corpo de Bombeiros tem que entender que Área de Proteção Ambiental não fica próxima a residência, se fosse assim deixaria de ser área ambiental, e nela existe vidas.

É preciso criar uma rede de brigadas contra incêndios ambientais urgente, esse tipo de crime aumentou de forma assustadora, também identificar os autores para punir na forma da lei.

O Corpo de Bombeiros tem que entender que Área de Proteção Ambiental não fica próxima a residência, se fosse assim deixaria de ser área ambiental, e nela existe vidas. É preciso criar uma rede de brigadas contra incêndios ambientais urgente, esse tipo de crime aumentou de forma assustadora, também identificar os autores para punir na forma da lei.
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/