Terça, 30 Abril 2024

Vila Velha implanta serviço para reciclar 100% do vidro coletado na cidade

Vila Velha implanta serviço para reciclar 100% do vidro coletado na cidade

Um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade é a destinação correta do lixo. Entre os vários resíduos está o vidro, cuja descarte irregular gera cada vez mais preocupação, pelo aumento do consumo de garrafas de bebidas. O município de Vila Velha, na Grande Vitória, deu mais um importante passo para coleta seletiva do material, oficializando a implantação da logística reversa, método que visa reciclar o vidro recolhido pelo serviço de coleta seletiva porta a porta, incluindo residências, restaurantes e bares.


“Produzimos uma grande quantidade de lixo na região metropolitana da Grande Vitória. Este lixo custa caro para os cofres das prefeituras, que pagam por tonelada para enterrar os vidros e outros resíduos nos aterros sanitários. Agora, com a implantação do serviço de logística reversa, vamos economizar na quantidade encaminhada para o aterro e também gerar renda para os catadores e coletores que dependem do lixo seco, produzido diariamente pela população”, destacou o prefeito Max Filho (PSDB) durante inauguração do serviço, na última semana.


Uma área localizada no Polo Empresarial de Novo México, de 2,3 mil m², pertencente ao município, foi cedida para a Associação Vila Velhense de Coletores e Coletoras de Materiais Recicláveis (Revive), que irá receber todo vidro coletado no município. O serviço de coleta seletiva está presente inicialmente em sete bairros e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade.   


Todo vidro recolhido será encaminhado para área, onde será triturado e transportado pela Green Ambiental, empresa especializada na reciclagem de vidro, até o Rio de Janeiro – (RJ). Lá, o material será reciclado, sendo transformado novamente em garrafas e vasilhames. A verba arrecadada com a venda dos vidros para reciclagem será dividido entre os catadores e coletores da Revive. 


A estimativa inicial é recolher 200 toneladas por mês na região metropolitana da Grande Vitória. Outros municípios — como Cariacica, Viana e Vitória — se interessaram em levar o material (vidros) para a área de Vila Velha.


Até então, todo o material era alocado em aterros sanitários juntamente com os demais rejeitos, sem qualquer cuidado ou preparo especial.  "O vidro é um material muito volumoso, que ia todo para o aterro sanitário, no caso de Vila Velha, causando um grande problema ambiental. Nós já fazíamos a coleta do vidro, junto com latinha, papelão e papel. Com a parceira com a prefeitura, num novo local mais amplo, vamos conseguir ampliar a coleta seletiva do vidro. Não conseguíamos receber mais do que duas toneladas das 20 mil geradas na cidade”, afirmou o representante da Revive, Itamarcos Coutinho Pitomba,.


Ele citou que, no caso das garrafas de cerveja, grande geradora de resíduo, será possível realizar o contato com donos de bares e restaurantes para ampliar a coleta.    


A secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva, informa que parcerias nesse sentido têm sido firmadas com o Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindibares), o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), a Associação Brasileira de Bebidas e outras entidades civis organizadas.       


A prefeitura também ficará responsável por instalação de locais de entrega do vidro, os pontos de coleta. Já a população pode participar separando os vidros de forma correta em caixas de papelão para prevenir acidentes entre os coletores colocando nos PEVs mais próximos da sua residência. Outra opção é levar o material até o centro de recepção de vidros (rua três quadra 11, lote 21 B –Polo Empresarial de Novo México).

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/