domingo, março 23, 2025
24.2 C
Vitória
domingo, março 23, 2025
domingo, março 23, 2025

Leia Também:

Abertura dos supermercados aos domingos fica para fevereiro

Quando retornar do recesso, em fevereiro, a Câmara de Vitória já terá um assunto polêmico na pauta. Foi aprovada na sessão desta terça-feira (30) a urgência ao projeto do vereador Zezito Maio (PMDB) que faculta aos supermercadistas da Capital a abertura aos domingos. 
 
Pela votação da urgência já é possível projetar uma discussão bem acalorada sobre o tema em fevereiro próximo. Os vereadores do PT já se posicionaram de forma contraria à proposta. Marcelão disse que ouviria os dois sindicatos, dos supermercadistas e dos comerciários. 
 
Reinaldo Bolão se absteve na votação da urgência e disse que também ouviria o sindicado dos trabalhadores na área. A posição dos vereadores petistas irritou Zezito, que tentando rebater os colegas, mas acabou pondo a  Petrobras para atacar o PT e acabou não conseguindo defender a proposta.
 
O vereador Max da Mata (PSD) afirmou que hoje a abertura dos estabelecimentos já é facultativa. Mas não é bem assim, o acordo entre os sindicatos permite apenas que os donos de pequenos supermercados trabalhem aos domingos com mão de obra familiar. 
 
Desde de 2009 os supermercados não funcionam aos domingos no Espírito Santo, único Estado do país que adota a medida. Sem acordo sobre a remuneração adequada, os trabalhares preferiram a folga. Em vez do hora extra, a compensação era em banco de horas. 

Mais Lidas