Depois de lançar sem sucesso um balão de ensaio em 2017 visando concorrer ao governo do Estado nestas eleições, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), começa a sedimentar terreno para garantir a disputa no pleito de 2022. Dento de seus planos, planeja eleger pelo menos dois deputados estaduais.
O primeiro é o deputado Bruno Lamas (PSB), candidato à reeleição, que conta com o seu apoio e também da secretária municipal de Educação do município, Márcia Lamas, de quem é filho.
O outro é o professor Roberto Carlos (Rede), concorrente ao governo do Estado pelo PT em 2014, criticado por seu alinhamento ao governo Paulo Hartung. Ele conseguiu 114 mil votos e, por suas articulações políticas alheias ao partido, isolou-se.
No entanto, após o término das eleições, garantiu a cobiçada Diretoria de Administração e Finanças da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
Depois de quase 30 anos de atuação no PT, Roberto Carlos filiou-se à Rede, como parte do projeto do prefeito Audifax para construir base de sustentação para sua candidatura ao governo em 2022. Ele já exerceu mandato de deputado estadual em 2010, obtendo 22,1 mil votos, concorrendo pelo PT.


