quarta-feira, novembro 12, 2025
26.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 12, 2025
quarta-feira, novembro 12, 2025

Leia Também:

Bancada do MDB na Assembleia Legislativa se reúne para avaliar eleições

A cinco dias do fechamento da janela partidária, a 7 de abril, quando termina o prazo para mudança de partido autorizado pela Justiça Eleitoral, e levando em conta a indefinição do governador Paulo Hartung em relação ao cargo que irá concorrer, a bancada do MDB na Assembleia legislativa se reúne nesta segunda-feira (2) para avaliar o panorama eleitoral de outubro próximo. 
 
Constituída por sete parlamentares, a maior desta legislatura, a bancada emedebista busca encontrar opções a fim de garantir a reeleição. Os sete deputados levam em conta, principalmente, que a indefinição de Hartung repercute negativamente entre eles, que precisam de legenda para conseguir a reeleição. 
 
Sem a definição do governador, os parlamentares ficam impedidos de expandir as articulações a fim de definir se mudam ou não de partido, em busca de legenda que lhes garanta a reeleição, ao contrário das candidaturas majoritárias, de governador e senador, que não necessitam da somatória de votos de outros candidatos da mesma coligação. 
 
Os deputados que formam a bancada do MDB na Assembleia são Erick Musso, que é o presidente da Casa, Marcelo Santos, Doutor Hércules, Esmael de Almeida, Gildevan Fernandes, Luzia Toledo e José Esmeraldo. Eles marcaram o encontro no mesmo dia em que o governador Paulo Hartung pode definir se sai do partido e ingressa no PSD.
 
Hartung recebeu convite do ministro Gilberto Kassab, presidente do PSD, e tem encontro nesta segunda com alguns auxiliares mais diretos, entre eles, o secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca, o Zé Carlinhos, e Neucimar Fraga,  ex-prefeito de Vila Velha, que comanda o partido no Espírito Santo. 
 
Dos deputados estaduais do MDB apenas dois são vistos com a reeleição garantida, segundo estimativas que circulam no mercado político: Doutor Hércules e  Marcelo Santos. Os outros cinco são avaliados como possuidores de boa votação, mas que precisam de um reforço para conseguir a reeleição.
 
Erick Musso e Esmael de Almeida devem deixar a sigla visando o fortalecimento de de seus redutos eleitorais.  

Mais Lidas