sexta-feira, junho 13, 2025
19.9 C
Vitória
sexta-feira, junho 13, 2025
sexta-feira, junho 13, 2025

Leia Também:

Candidatos usam criatividade para compensar pouco tempo na TV

Com 155 candidatos aptos a disputar a eleição de deputado federal, o tempo para a propaganda eleitoral fica bem reduzido. Como se diferenciar dos concorrentes e mostrar seus projetos e história para os eleitores, então? A maioria recorre à internet e as redes sociais estão repletas de páginas pessoais ou de grupos de apoio a candidaturas. Mas isso não resolve o problema totalmente, afinal, a grande rede não é um instrumento que ainda atende a grande parte dos lares. 
 
Alguns candidatos usam a criatividade. O socialista João Cezar tem uma longa história para dizer, que não caberia em seus 15 segundos de tempo de TV. O jeito foi produzir um DVD e distribuir aos eleitores. Nos nove minutos do vídeo, ele apresenta depoimentos de apoiadores e fala sobre sua passagem relâmpago pela Câmara dos Deputados em 1995. 
 
O principal assunto do material não poderia ser outro: o projeto de sua autoria que cria o número único de identidade para todos os documentos. Projeto que virou lei, foi sancionado, regulamentado, mas ainda não foi implementado pelo governo federal.
 
João Cezar assumiu o mandato na Câmara dos Deputados na suplência do deputado Helvécio Castelo, quando faltavam 15 dias para o encerramento da Legislatura. No mesmo dia em que tomou posse, participou da votação aberta e votou a favor da cassação do senador Humberto Lucena.
 
Naquelas duas semanas que passou na Câmara, apresentou dois projetos, um deles, o que cria o documento único, foi aprovado. Em 1997, o projeto foi sancionado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, a lei foi regulamentada, mas ainda aguarda implantação. 
 
A mesma sorte não teve o projeto 4924/95, que criava a Padronização da Numeração dos Chassis de Veículos.Apesar de ter sido aprovado por unanimidade em duas comissões na Câmara Federal, não chegou ao plenário.
 
Mas o DVD distribuído por João Cezar não fala apenas de sua passagem pela Câmara. O governador Renato Casagrande aparece no vídeo pedindo votos para o candidato de seu partido, destacando sua competência técnica na atuação na Secretaria de Saúde do governo. 
 
Quem também fala sobre isso é o secretário de Saúde, Tadeu Marino. Ele lembra foi por causa de sua competência técnica, que ele foi colocado na gerencia administrativa das reformas de hospitais e unidades de saúde, com um orçamento de R$ 26 milhões.
 
Ainda no vídeo aparecem pedindo votos, os companheiros da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade, a Valia, onde é membro do Conselho Deliberativo. 

Mais Lidas