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Casagrande e Hartung polarizam no tempo de TV da propaganda eleitoral

O governador Renato Casagrande e o seu antecessor Paulo Hartung (PMDB), que despontam como os principais rivais pela cadeira do Palácio Anchieta, vão polarizar o tempo da propaganda eleitoral no rádio e TV. As duas candidaturas vão responder por dois terços do horário eleitoral deste ano, que começa a ser veiculado no próximo dia 19 de agosto. De acordo com levantamento do jornal Valor Econômico, o Espírito Santo é o 12º estado com maior concentração de tempo entre dois candidatos ao cargo de governador no País, com somatório de 66,11% do total do tempo.

Dos 20 minutos de horário eleitoral para o cargo, Casagrande e Hartung vão responder por aproximadamente por 13min12 deste período. O candidato socialista terá um pouco mais de tempo: 6min55 (34,64% do total) contra 6min17 do adversário peemedebista (31,47%). Em seguida, aparece o deputado estadual Roberto Carlos (PT), com 4min02 de tempo de rádio e TV, o que representa 20,20% do total. O restante do tempo será dividido entre Camila Valadão (PSOL) e Mauro Ribeiro (PCB) que terão, respectivamente, 1min24 (7,01%) e 1 min20 (6,68%) de propaganda gratuita.

A disputa dos candidatos ao governo do Estado na televisão e rádio começa oficialmente no dia 20 de agosto, que vai cair numa quarta-feira – um dia antes já se iniciam as veiculações. Isso porque a legislação eleitoral – artigo 47 da Lei Federal nº 9.504/1997 – divide os dias e horários de cada inserção. Até o dia 2 de outubro, quando se encerra o período de horário eleitoral no primeiro turno, os candidatos à Presidência da República e deputado federal terão 25 minutos as terças, quintas-feiras e no sábado, em dois horários – no rádio, nas manhãs entre as 07h e 07h50 e do meio dia às 12h50, e na televisão, das 13h às 13h50 e à noite entre 20h e 20h50

Já os candidatos ao governo do Estado, deputado estadual e da vaga única para o Senado se apresentam ao eleitorado nas segundas, quartas e sextas-feiras. O horário de veiculação da propaganda eleitoral na televisão e no rádio é o mesmo. A única diferença é a divisão do tempo para cada cargo: candidato ao palácio Anchieta terão vinte minutos, mesmo tempo para os postulantes a uma vaga na Assembleia Legislativa. Já os candidatos ao Senado terão dez minutos para apresentar suas propostas aos eleitores.

Em caso da disputa em segundo turno, as emissoras de rádio e televisão terão que reservar, a partir de 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno e até a antevéspera da nova eleição (16 de novembro), um horário destinado à divulgação da propaganda eleitoral gratuita, dividido em dois períodos diários de vinte minutos para cada eleição (inclusive aos domingos, o que não ocorre no primeiro turno). O horário é dividido de forma igualitária entre os candidatos. Se houver a disputa tanto para a presidência quanto para governador, o horário eleitoral será ampliado para 40 minutos – vinte para cada cargo.

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