domingo, abril 19, 2026
20.3 C
Vitória
domingo, abril 19, 2026
domingo, abril 19, 2026

Leia Também:

Classe política capixaba trata segundo turno com cautela

A polarização da disputa presidencial entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) tem dividido os eleitores e a classe política no Estado. Com a disputa acirrada entre os dois candidatos que disputam o segundo turno e os ânimos alterados dos apoiadores dos dois lados, muita gente prefere manter uma distância segura do pleito para não se indispor com as bases.
 
Os números do primeiro turno mostram o motivo. Aécio chegou em primeiro com 35%, mas Dilma veio logo atrás com 33%. A situação se complica porque Marina Silva (PSB) terminou a primeira fase com 28% e não se sabe para onde essa fatia do eleitorado está caminhando.
 
As movimentações dos apoiadores dos dois candidatos têm sido intensa na captação desses votos flutuantes de Marina, o que acirra ainda mais a disputa. As manifestações em favor dos candidatos têm mobilizado as militâncias dos dois partidos de uma forma que não se viu no primeiro turno. 
 
O PT tem apostado em manifestações espontâneas e tem trabalhado com bandeiraços e caminhadas. Alguns ministros vieram ao Estado para reforçar o palanque da presidente. Fora da eleição, suas lideranças no Estado tentam um caminho de mão dupla, ao mesmo tempo em que se envolvem em uma esticada final para tentar levar Dilma a uma vitória inédita do PT em disputa presidenciais no Estado. O PT tenta recuperar o capital político perdido durante o processo eleitoral deste ano, com os insucessos da campanha de João Coser ao Senado; e de Roberto Carlos ao governo.
 
No ninho tucano, os militantes estão otimistas e se apegam na possibilidade de o governador Paulo Hartung (PMDB) poder ajudar na transferência de votos para Aécio. A iniciativa é uma novidade, já que Hartung tem o histórico de não se envolver em disputas presidenciais. Para alguns aliados, a postura do governador eleito é um risco. 
 
Isso porque, em caso de vitória de Aécio, se não houver o empenho do tucano nas promessas de atenção ao Espírito Santo, o governador eleito não poderá fazer cobranças devido à parceria na campanha. 
 
Nesta quarta-feira, a campanha de Dilma faz encontro com a Juventude na rua da Lama, a partir das 18 horas. Na quinta, o encontro é novamente em frente à Ufes, um encontro de professores e estudantes em favor da reeleição da candidata do PT. 
 
Já o ninho tucano promove nesta quarta, também a partir das 18 horas, uma caminhada de mulheres em apoio a Aécio, puxada por Rita Camata.

Mais Lidas