A sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (10) durou cerca de uma hora. Com a pauta de votação vazia e a 25 dias da eleição, os deputados estaduais estão mais preocupados em correr atrás da reeleição do que manter o quórum nas atividades do Parlamento.
Com metade do plenário com base no interior e os deputados da Grande Vitória tentando ampliar seu campo de atuação para reforçar a disputa, a quarta-feira é o dia em que os parlamentares pegam a estrada rumo ao interior do Estado.
Na sessão dessa terça-feira (9), o deputado Elcio Alvares (DEM), que é de Vila Velha, se queixava da falta de quórum na Comissão de Justiça, já que apenas ele e o deputado Claudio Vereza (PT), que não disputa a reeleição este ano, compareceram na reunião.
À medida que se aproxima a eleição, a tendência é de que os deputados se ausentem cada vez mais do plenário e demais atividades da Casa para buscar votos. Até porque a maioria está em coligações pesadas, com a necessidade de somar muitos votos para garantir a permanência na Assembleia em 2015.
Mas é preciso ficar atento às faltas. Segundo o Regimento Interno da Assembleia, a cada sessão ausente, sem a devida justificativa, o parlamentar terá um valor descontado de seus vencimentos. Os deputados que faltarem a um terço das sessões do período legislativo têm perda automática do mandato
Dos 30 deputados, 25 disputam a reeleição para as 30 cadeiras da Assembleia. Dois disputam vaga na Câmara dos Deputados: Vandinho Leite (PSB) e José Carlos Elias (PTB); Roberto Carlos (PT) disputa o governo do Estado; e dois não concorrem. Vereza e Nilton Baiano (PP)