quarta-feira, janeiro 15, 2025
22.7 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 15, 2025
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Leia Também:

Dilma descola de Aécio, mas no Espírito Santo disputa deve ser apertada

Em nível nacional, as pesquisas eleitorais DataFolha e Ibope divulgadas nesta quinta-feira (23) ajudam a acirrar ainda mais a reta final da eleição presidencial. No entanto, no Espírito Santo, o eleitor capixaba vive um momento de indefinição, já que não houve levantamentos divulgados sobre a disputa presidencial no Estado. 
 
Os dados com os quais o eleitor pode trabalhar vêm do resultado do primeiro turno, quando Aécio Neves (PSDB) terminou o pleito com 35% contra 33% de Dilma Rousseff (PT). A dúvida dos meios políticos é saber para onde vão os 28% de Marina Silva (PSB), que aparentemente não tiveram uma migração automática para a campanha do tucano.
 
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta aponta Dilma Rousseff (PT) com 52% contra 48% de Aécio Neves (PSDB). A pesquisa ouviu 9.910 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 
 
No fim da tarde, o Ibope divulgou pesquisa em que Dilma aparece com 54% dos votos contra 46% de Aécio Neves. A diferença de oito pontos entre eles está além da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais.  
 
Mas o que vem preocupando os estrategistas dos candidatos, sobretudo os do PT, é o índice de abstenção. No País o número de pessoas que não foram votar no dia 5 de outubro foi de 19,4%. No Espírito Santo o índice foi de 18,9%. Todos esses elementos deixam a disputa eleitoral no Espírito Santo bastante indefinida. 
 
O que se tem são impressões sobre as movimentações das campanhas no Estado. Como Dilma começou a segunda fase perdendo para Aécio houve uma mudança de atitude da militância petista que promoveu um processo de ocupação dos espaços públicos bem eficiente.

Os tucanos adotaram uma postura de menor visibilidade, mas são beneficiados pela identidade do eleitor capixaba com uma campanha antipetista que tem tomado conta principalmente das redes sociais. Mas isso não é suficiente para afirmar se Aécio vence a eleição no Espírito Santo e como a simpatia do capixaba pela presidenciável Marina Silva pode ter influência na campanha do tucano. 

Mais Lidas