domingo, novembro 9, 2025
20.9 C
Vitória
domingo, novembro 9, 2025
domingo, novembro 9, 2025

Leia Também:

Eleição à Assembleia reacende conflito político em São Gabriel da Palha

O médico Luiz Pereira (PSD), Henrique Vargas (PCdoB) e a deputada Raquel Lessa (Pros), candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa, movimentam as eleições no norte e noroeste do Estado, e reacendem um conflito no município de São Gabriel da Palha, que culminou com o fechamento do hospital Santa Rita, em 2010.

Os três são ex-prefeitos do município, já atuaram como deputados na Assembleia Legislativa, e representam lideranças políticas em toda a região. Com a entrada de Luiz Pereira, São Gabriel da Palha tem cinco candidatos, com a disputa mais acirrada entre Luiz Pereira e Raquel Lessa, que concorre à reeleição.  

O hospital Santa Rita ficou fechado por cerca de seis anos, levando funcionários, moradores e empresários de São Gabriel da Palha a se mobilizar, com protestos e audiências públicas, conseguindo a reabertura ao 2016. 

Na época, além dos problemas relacionados ao funcionamento do hospital, surgiram divergências entre as lideranças políticas, embora a deputada Raquel Lessa, ex-prefeita do município, tivesse negado qualquer influência na adoção das medidas que antecederam ao fechamento. 

A disputa entre o médico Luiz Pereira, dono do hospital, e a deputada Raquel Lessa traz à tona o caso e o envolvimento de lideranças políticas, mas de aliados do ex-governador Renato Casagrande (PSB), líder nas pesquisas ao governo do Estado. 

Mais votados

Na região, o mercado político sinaliza como mais votados, além de Luiz Pereira e Henrique Vargas, o radialista Carlinhos Lyrio, da coligação PHS/PSD, de São Mateus, também ex-deputado estadual, que recebe o apoio de Casagrande, e Toninho da Emater (PSB), ex-prefeito de Pinheiros.   

Outro bem cotado é o Padre Honório, do PT, com reduto em Nova Venécia, com densidade eleitoral em toda a região por conta de um mandato eficiente. 

 

Mais Lidas