A eleição para a diretoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) expôs um clima que vem perdurando dentro do PT capixaba há muito tempo. O embate entre o grupo da deputada federal Iriny Lopes e o grupo do presidente do partido, o ex-prefeito de Vitória João Coser, se refletiu no processo eleitoral.
Além da disputa indireta entre o governador eleito Paulo Hartung (PMDB), e o atual governador Renato Casagrande (PSB), também ficou patente o embate petista. De um lado o grupo de Iriny Lopes, que apoiou Pedro Rigo, ganhando a adesão dos dois deputados federais eleitos do partido: Helder Salomão e Givaldo Vieira. Rigo, que é presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes), chegou a ensaiar um movimento de desistência, mas manteve a candidatura embolando o caminho da acomodação de Roberto Carlos.
Do outro lado estava Roberto Carlos, que foi candidato ao governo do Estado, dentro de um contexto político que beneficiou Paulo Hartung na disputa contra Renato Casagrande. Neste sentido, após a eleição, Coser passou a articular uma acomodação para Roberto Carlos no grupo de Hartung. No final das contas, Roberto Carlos e Pedro Rigo ficaram sem a vaga.
A Articulação de Esquerda, que tem lideranças como Iriny, a senadora Ana Rita, e o deputado estadual Claudio Vereza, é contrária à aproximação do PT com o governador Paulo Hartung. A corrente defende, inclusive, que o partido não entre no novo governo.
Coser, porém, tem a maioria no partido e ao seu lado, além de sua corrente a Alternativa Socialista, tem o apoio outras tendências para a entrada no governo de Hartung, como os Independentes, a Democracia Socialista e parte da Construindo um Novo Brasil. Todas essas tendências já definiram o apoio a essa movimentação, a única que ainda não se posicionou foi a Articulação.
O partido entende que Roberto Carlos precisa ocupar um cargo federal no Estado, por isso, o Sebrae foi uma opção. Nos meios políticos, o comentário é de que o partido não quer que ele seja acomodado no governo do Estado.