sábado, novembro 15, 2025
26.9 C
Vitória
sábado, novembro 15, 2025
sábado, novembro 15, 2025

Leia Também:

Encontro do PSDB evidencia isolamento de Colnago

O vice-governador César Colnago, presidente estadual do PSDB, será a única liderança conhecida no cenário político que vai participar do encontro estadual da legenda no próximo sábado (7) para discutir a temas relacionados às eleições de outubro deste ano.
 
A ausência de quadros de destaque no mercado político no evento, segundo o convite, evidencia o isolamento em que se encontra Colnago, depois da debandada em massa iniciada há mais de um mês e que prossegue nesta semana. Além do vice-governador, os outros palestrantes são os membros da executiva estadual  Marcos Gonçalves e Wesley Goggi. 
 
A crise no PSDB se agravou depois da intromissão do grupo do governador Paulo Hartung, em 2017, quando conseguiu filiar o secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto, um de seus candidatos a deputado federal, causando insatisfação na maioria do ninho tucano.  
 
Nesta semana, novas baixas estão previstas, entre elas a do ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho, e do deputado estadual Sergio Majeski, conforme foi anunciado há mais de um mês, na esteira da saída do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que deixou o partido e se filiou ao PPS.
 
A crise do PSDB se tornou mais intensa com a debandada em massa iniciada por Luiz Paulo, seguida da saída dos presidentes do Diretório de Vitória, Élcio Amorim, já formalizada, e da Serra, Charles de La Vega, que entrega nesta segunda-feira (2) a carta de desfiliação de 300 membros. 
 
Essa movimentação estava prevista para a última quinta-feira, mas foi adiada porque a sede do partido, na Praia do Suá, em Vitória, se encontrava fechada. De La Vega programou um movimento intenso, inclusive com um pequeno carro de som.
 
Com esse ato, ele estabelece o confronto com Vandinho Leite, atual presidente do diretório da Serra e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Como em Vitória, as  divergências na Serra começaram com a intromissão de aliados do governador Paulo Hartung no partido.
 
O PSDB no Espírito Santo, dentro da mesma tendência do que ocorre em nível nacional, vai perdendo importantes lideranças, deixando um vácuo no cenário eleitoral, sem candidatos com a característica de puxadores de votos. A mais nova liderança do partido, o secretário Octaciano Neto, é a aposta do Palácio Anchieta, que o transformou em canal de distribuição de recursos financeiros às prefeituras. 
 
Já o presidente da sigla, o vice governador  César Colnago, embora prestigiado por Hartung publicamente, amarga um isolamento que o deixa sem poder de articulação em decorrência de estar excessivamente submisso às estratégias palacianas. 

Mais Lidas