Quinta, 09 Mai 2024

Espírito Santo no campo do 'possível' no mapa eleitoral do PMDB

Espírito Santo no campo do 'possível' no mapa eleitoral do PMDB
No mapa do PMDB para as composições estaduais, o Espírito Santo está entre os 18 considerados situações mais tranquilas de acomodação. A avaliação é do presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp (RO). Ele fez um panorama para o Valor Econômico dessa sexta-feira (14) das discussões do PMDB nos estados e as composições ao lado do PT. 
 
Para os meios políticos, essa movimentação do PMDB nos estados em que tem interesse eleitoral é o real motivo do imbróglio com o governo federal, e não apenas as expectativas por mais espaço ministerial pelo partido. Confusão que chegou até a inflar a tentativa de lideranças do partido a convocar uma pré-convenção.
 
Foi preciso a intervenção do vice-presidente Michel Temer para evitar o encontro, que poderia culminar com o rompimento do PMDB com o PT. Mas para isso, os deputados federais do partido, que puxavam o movimento, precisariam da adesão de diretórios estaduais, mais voltados para as situações políticas regionais.
 
Os problemas mais graves são na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Piauí, Acre e Mato Grosso do Sul, onde os partidos estão rompidos. No Ceará e no Rio de Janeiro estão prestes a romper. Nos demais estados a situação é menos complicada, segundo Roupp. No Espírito Santo, o presidente do partido acredita que a aliança é “possível”. 
 
O problema é que parte do PT não aceita a aliança com o PMDB por causa das afinidades entre os peemedebistas e o ninho tucano. Além disso, um dos nomes colocados para encabeçar uma chapa ao governo, o senador Ricardo Ferraço, vem assumindo uma postura crítica ao governo federal. No PMDB também há restrições a uma aliança com o PT, por causa da disputa proporcional que deixaria as chapas federal, e principalmente estadual, muito pesadas. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/