segunda-feira, outubro 7, 2024
22.7 C
Vitória
segunda-feira, outubro 7, 2024
segunda-feira, outubro 7, 2024

Leia Também:

Ex-deputada e o irmão articulam legenda para garantir disputa em Guaçuí

A Ex-deputada Fátima Couzi e seu irmão Márcio buscam espaço para ter legenda no Avante e garantir a disputa para a Prefeitura de Guaçuí nas eleições de outubro deste ano, onde a família tem tradição política. Os dois são filhos do ex-prefeito Nourival Couzi, já falecido, muito conhecido na região. 

“Um ou outro será candidato a prefeito”, afirma Fátima, que, no último final de semana, promoveu uma reunião em sua casa, com a participação do atual vice-prefeito, Miguel Riva (Solidariedade), rompido com a prefeita Vera Costa (PDT). Apesar de ter participado do encontro, Riva deverá formar uma chapa independente. 

Fátima Couzi está afastada da política há mais de 12 anos, depois de cumprir três mandatos. Mudou-se para os Estados Unidos em 2007 e retornou ao Espírito Santo em  2019, com o “firme propósito de ser prefeita de Guaçuí em 2020”, seu município de origem, localizado na região do Caparaó. Os embaraços na Justiça registrados na chamada “Era Gratz” – 1998/2002 não a assombram.

“Estou tranquila, aquilo é passado, perseguição política, e o povo conhece quem eu sou”, afirma a ex-deputada, referindo-se aos processos que a condenaram por receber indevidamente diárias da Assembleia Legislativa. “Devolvi mais de R$ 50 mil e mostrei que de fato não me encontrava no Estado naquelas ocasiões”, afirma.  

Já no grupo da prefeita Vera Costa, foi lançado o nome do vereador Paulinho do Vitalino (PSDB), que é apoiado também pelo deputado estadual Luciano Machado (PV), que, por sua vez, está impedido de concorrer por força de processo na Justiça. Ele foi condenado por ter disputado a eleição de prefeito em 2008, desrespeitando a Justiça eleitoral. 

Segundo lideranças políticas, há insatisfação no grupo da prefeita pelo fato de o vice-prefeito Miguel Riva (Solidariedade) ter sido colocado de fora. Por esse motivo, é de conhecimento de toda cidade que o grupo da prefeita e do deputado estão fazendo várias reuniões e deixando de fora o vice-prefeito, que é apontado com maior densidade eleitoral.

Além desses grupos, existem outros nomes que poderão concorrer em Guaçuí: o ex-prefeito Vagner Rodrigues (PSB), Simone Biondo (PMN), Marcos Jahuar (sem partido), vereador Wanderley, Marcos Góes e Roberto Martins (PSC).  

 

Mais Lidas