sábado, dezembro 14, 2024
23.3 C
Vitória
sábado, dezembro 14, 2024
sábado, dezembro 14, 2024

Leia Também:

Ex-prefeitos têm desempenho abaixo do esperado na região metropolitana

Conforme as eleições se aproximam, a pesquisa Brand/Século Diário monstra crescimento dos principais candidatos ao Senado. Ainda assim, é possível perceber que esse crescimento apresenta inúmeras variações quando segmentado, principalmente por região. Com o alto número de indecisos, essas  oscilações podem ser muito decisiva para o resultado geral das eleições.

A candidata do PMDB, Rose de Freitas (PMDB), teve seu melhor desempenho na região metropolitana da Grande Vitória. Rose passou de 15% em agosto para 23% em setembro. Ela teve o maior crescimento nesta região, fator que surpreende, já que seus principais adversários, João Coser (PT) e Neucimar Fraga (PV), foram prefeitos de Vitória e Vila Velha, respectivamente, e suas propagandas eleitorais tem girado em torno de suas administrações nessas cidades da região metropolitana.

O petista subiu `cinco pontos percentuais, passando de 19 para 24%. Já o candidato verde foi de 15 para 18% dos votos na região metropolitana. A maior rejeição na Grande Vitória é de Coser, com 14%, seguido por Neucimar, com 12% e Rose, com apenas 7%. A pesquisa mostra que as gestões dos ex-prefeitos não são necessariamente uma vantagem na disputa.

O maior crescimento do candidato do PT aconteceu na região centro-oeste, passando de 19% em agosto para 43% em setembro. Seu pior desempenho foi na região serrana, onde os votos permaneceram estagnados em 31%. O candidato do PV cresceu principalmente na região litoral sul, onde não tinha nenhum percentual de voto e em setembro atingiu 29%. O movimento inverso aconteceu no sudoeste serrano, onde o candidato tinham 6% dos votos em agosto e hoje não possui nenhum eleitor na região.

Analisando a faixa etária do eleitorado, todos os candidatos tiveram crescimento. Coser tem melhor desempenho entre os eleitores com mais de 60 anos, subindo de 18 para 26%. Esse é o segmento que Neucimar tem o pior desempenho. O ex-prefeito de Vila Velha é mais aceito na faixa etária de 35 a 44 anos, com 16%. Já Rose, tem a maior parcela de seu eleitorado entre 45 a 69 anos, obtendo 28% dos votos.

Mais Lidas