Terça, 30 Abril 2024

Federação Brasil da Esperança articula candidatos em Viana

fabriciomachado_PV_secretario_facebook Facebook
Facebook

A Federação Brasil da Esperança, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), intensifica as articulações para as eleições municipais de outubro deste ano em Viana, na região metropolitana do Estado. O ex-secretário estadual de Meio Ambiente Fabrício Machado (PV) é o pré-candidato a prefeito que deverá representar o grupo no pleito.

Atualmente, Fabrício Machado é o presidente estadual do PV, que trata Viana como uma prioridade nas eleições deste ano. Machado também foi vereador de Viana em dois mandatos (2009 a 2012 e 2014 a 2016) e secretário municipal das pastas de Saúde, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Até 31 de janeiro de 2023, ele chefiou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), sendo substituído pelo ex-deputado federal Felipe Rigoni (União). Aliado ao governador Renato Casagrande (PSB), foi alçado a secretário executivo do Consórcio Brasil Verde, iniciativa de governadores adotada em 2021, durante a reunião da COP 26 em Glasgow, Escócia. Casagrande é um dos incentivadores dessa iniciativa, que, segundo afirmou, tem como objetivo mobilizar os estados brasileiros para a elaboração de políticas de enfrentamento às mudanças climáticas.

"A gente entende que o município está num cenário que cabe a discussão de várias pautas. A cidade vem passando por vários transtornos por causa da questão das obras de macrodrenagem. Entendemos que o município investe muito em comunicação e publicidade e, ao mesmo tempo, vem deixando muito a desejar do ponto de vista dos atendimentos sociais. O município precisa avançar nessa área, porque já houve o tempo para cuidar da infraestrutura", afirma Fabrício.

O Partido Verde ganhou duas vezes eleições para a Prefeitura de Viana com Gilson Daniel, que hoje é deputado federal e presidente estadual do Podemos. Machado era do grupo de Daniel, com quem rompeu há seis anos. "Antes, havia um discurso de que existia uma oligarquia que comandava Viana há 20 anos. Só que o grupo que está na prefeitura atualmente vai completar 16 anos no poder", critica Fabrício.

O atual prefeito de Viana é Wanderson Bueno (Podemos), apoiado pelo seu antecessor, Gilson Daniel, e tentará a reeleição. 

Articulações

Para as eleições deste ano, a Federação Brasil da Esperança – também chamada localmente de "Viana da Esperança" – mantém diálogos com a federação formada por Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede Sustentabilidade, além de outras siglas, como Solidariedade (SD), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Unidade Popular pelo Socialismo (UP).

A Federação também busca se fortalecer visando a Câmara Municipal. Entre os pré-candidatos a vereador do PV estão Antônio Moraes Firme, que já exerceu três mandatos nessa função e foi presidente da Câmara; Braz Antônio da Silva, presidente municipal do PV e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Rose da Saúde; e Roseny Peixoto.

Já no PT, as pré-candidaturas incluem Zé Luís, ex-vice-prefeito e ex-vereador de Viana, que foi candidato a prefeito em 2008; Laziomar, também ex-vereador do município; Pacheco, mais votado do partido na eleição passada; e Patrícia Karatê.

No PCdoB, os pré-candidatos apontados são Sandro Forte Jaje, que disputou pelo PT em 2020, e Stephanie Laport, doula e profissional da Atenção Primária em Saúde de Viana.

Cenário

Além do prefeito Wanderson Bueno (Podemos), que está em seu primeiro mandato político e, anteriormente, ocupou as secretarias de Governo, Saúde e Assistência Social do município, outro pré-candidato é o comerciante José dos Santos da Silva, o Faustão (PSB), que foi vice-prefeito com Gilson Daniel, entre 2013 e 2016. Em 2020, foi candidato a prefeito pelo PDT e obteve 942 votos, ficando em quinto lugar.

Também se coloca como pré-candidata a prefeita Luzinete Deolindo (DC). Em 2020, quando estava no PV, foi vice na chapa de Lyra da Federal (MDB), terceiro colocado com 2,7 mil votos. Luzinete também se candidatou a vereadora em diversas outras oportunidades.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/