
Sem surpresas, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), foi reeleito nesta segunda-feira (2) para o biênio 2015-2016. A eleição transcorreu com tranquilidade. Assim que terminou a sessão, os deputados se dirigiram ao Palácio Anchieta para uma visita de cortesia ao governador Paulo Hartung (PMDB).
Os demais membros da Mesa Diretora eleita nesta segunda são: Luzia Toledo (PMDB), primeira vice-presidente; Marcus Mansur (PSDB), segundo vice-presidente; Enivaldo dos Anjos (PSD), primeiro secretário; Cacau Lorenzoni (PP), segundo secretário; Raquel Lessa (SD), terceira secretária e Bruno Lamas (PSB), quatro secretário.
A chapa foi eleita com 29 votos, já que o deputado Sérgio Mageski (PSDB), que havia anunciado que não votaria na chapa única, deixou o plenário para se abster da votação. Mas esse processo não foi traumático. O tucano conversou com os deputados, inclusive, com Theodorico Ferraço (DEM) e explicou as razões de sua abstenção.
Como não concorda com a prática da reeleição e não participou das conversas que definiram no blocão a reeleição de Ferraço, o tucano não se sentiu à vontade para votar na chapa única. Theodorico confirmou a conversa com Mageski e disse não haver incomodo qualquer na atitude do deputado.
Em seu discurso, após a eleição, Theodorico Ferraço agradeceu pelos votos recebidos e lembrou que foram os colegas de plenário que na legislatura passada aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que permitiu que ele pudesse ser reconduzido ao cargo. Lembrou também que na ocasião disse que não queria ser candidato, mas que no decorrer do processo, o cenário acabou convergindo para que ele fosse reeleito.

Ferraço também destacou as outras candidaturas que surgiram nos últimos dias, como a do deputado Josias Da Vitória (PDT) e de Guerino Zanon (PMDB). Também agradeceu ao deputado Enivaldo dos Anjos, que havia sido convidado para ser líder do governo, mas que abriu mão ao ser chamado para compor a chapa ao seu lado.
O demista lembrou também da movimentação de seu principal adversário político em Cachoeiro de Itapemirim, Rodrigo Coelho (PT), que organizou o bloco governista que convergiu para a candidatura de Theodorico Ferraço. Ao ser perguntado sobre a estranheza da relação entre os adversários locais, Ferraço afirmou que o processo político em Cachoeiro de Itapemirim não influiu na discussão na Assembleia.
Aliás, sobre a disputa em Cachoeiro, Ferraço preferiu se fazer de rogado, dizendo que acabou de ser eleito para a presidência da Assembleia e não pensa neste momento na disputa municipal, discurso que não convence os meios políticos.
Ferraço foi eleito pela terceira vez para a presidência da Assembleia. A primeira foi em 2012, para um mandato tampão, com a ida de Rodrigo Chamoun para o Tribunal de Contas do Estado. Em seguida, os deputados protocolaram uma PEC para permitir um deputado eleito naquelas condições pudesse ser reconduzido ao cargo.
Isso aconteceu no início de 2013. Em dezembro passado, um grupo de deputados protocolou uma nova PEC permitindo que um presidente possa ser reeleito uma vez nas eleições internas que acontecerem entre uma legislatura e outra.

