Terça, 30 Abril 2024

Ficha suja: TCU entregará lista de condenados ao TSE em junho

O Tribunal de Contas da União (TCU) pretende enviar a lista de gestores públicos condenados pela corte ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho próximo, quando acontecem as convenções partidárias. A promessa foi feita pelo ministro Augusto Nardes, durante o seminário internacional de combate à corrupção, que acontece nesta quarta-feira (19), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
 
Como a lista para este ano segue os mesmos valores da de 2010, entre sete e oito mil nomes, a expectativa  na classe política capixaba é de que também se repita os números para o Estado da eleição passada, quando mais de cem pessoas foram incluídas na lista. 

 
A lista de condenados pelo tribunal, que é um colegiado, deve transformar os listados em ficha-suja. Quem estiver na lista fica proibido de disputar a eleição deste ano. Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedir a impugnação do candidato ficha-suja.
 
Assim como no TCU, o Tribunal de Contas do Estado (TCES) também tem a lista de gestores condenados. Igualmente, cabe ao Ministério Público Eleitoral pedir a impugnação das candidaturas dos políticos com condenação colegiada. 
 
Em 2010, o MPE pediu a impugnação de 14 candidatos. Pela regra da ficha-limpa, alguns candidatos poderão ser beneficiados com uma resolução do TSE de 2012, que evita a impugnação por rejeição de contas de campanha. Pela resolução de 2012, basta que o candidato faça a declaração das contas para ter a candidatura liberada, independentemente da aprovação. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/