A Frente Parlamentar Mista da Água será lançada na próxima quarta-feira (25), em Brasília. Constituída por integrantes do Senado e da Câmara dos Deputados, a frente pretende também contar com representantes da sociedade civil, de ONGs e de associações que trabalham com temas ligados à água.
Com o apoio de 231 deputados e 16 senadores, a Frente será lançada com o objetivo principal de discutir as diversas utilidades da água e também apoiar e defender os direitos e garantias da população junto ao Congresso Nacional.
Criador da frente parlamentar, o deputado federal Evair de Melo (PV) afirma que o grupo fará um trabalho importante na discussão de temas relacionados à água. “Primeiro, como parte integrante do ecossistema, também precisamos discutir as diversas utilizações da água, seja para o consumo humano, para a agropecuária, para a indústria ou para outras formas de oportunidade, como exemplo, no turismo”, explica.
O parlamentar acredita que o trabalho da frente será mais abrangente que a discussão em torno da escassez de água. “A crise está aí, o que precisamos fazer é buscar meios sustentáveis para combatê-la e não pensar apenas em meios imediatos”.
A Frente também terá como atribuições a realização de seminários, estudos, debates e simpósios e incentivar a realização de audiências públicas, plebiscitos, referendos e outras formas de participação popular visando a participação da sociedade civil.
A frente terá também o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), das universidades e dos Institutos Federais, instituições que darão suporte técnico e cientifico. O apoio também virá da Associação das Donas de Casa, que a conscientização do uso racional da água.

