O deputado Gilsinho Lopes (PR) ainda alimenta esperanças de compor a CPI do Pó Preto. Até segunda-feira (23), quando devem ser anunciados os integrantes da comissão que vai funcionar na Assembleia, o deputado aposta numa reviravolta. Mas para os meios políticos, a acomodação do deputado é improvável.
Incluir Gilsinho da CPI iria na contramão da manobra política costurada para evitar que o deputado tivesse condições de apresentar um trabalho que apontasse a responsabilidade das empresas poluidoras na poluição ambiental da Grande Vitória, provocada pela Vale e ArcelorMittal.
A impressão dos meios políticos é de que os deputados podem fazer uma manobra para tentar evitar o desgaste, acomodando o deputado em uma vaga de suplente. Mas essa posição não interessa a Gilsinho. Ele sabe que como suplente não pode produzir, por exemplo, um relatório em separado votado pelos membros da comissão.
O deputado já afirmou, porém, que mesmo não tendo espaço na CPI vai participar das reuniões, acompanhando os trabalhos. Há uma pressão popular para que o deputado possa fazer parte da comissão, já que ele vem trabalhando na criação de um grupo de trabalho desde 2013 e estava colhendo assinaturas para a criação da CPI desde essa época.
Como houve um esvaziamento e uma outra comissão foi formada para anular a puxada por Gilsinho, as entidades que acompanham o trabalho estariam inseguras em relação ao resultado da CPI. A justificativa do deputado Rafael Favatto (PEN), autor do requerimento que criou a nova CPI, é de que os membros da Comissão de Meio Ambiente teriam preferência na composição do grupo, mas essa alegação não tem sustentação no Regimento Interno da Assembleia, até porque o trabalho de uma CPI é diferente do de uma Comissão Permanente e não há prerrogativas para um grupo de deputados em detrimento de outros para a criação do grupo.
A CPI do Pó Preto deve começar os trabalhos nesta semana, assim que forem anunciados os membros da comissão. A intenção dos integrantes da Comissão de Meio Ambiente é que as vagas fiquem todas com eles.

