Quinta, 25 Abril 2024

Governo autoriza PEC da reeleição sem trunfo contra Ferraço

Governo autoriza PEC da reeleição sem trunfo contra Ferraço

O deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) já não tem problemas com a entrada em tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restabelece a reeleição para a presidência da Assembleia Legislativa. O governador Renato Casagrande deu sinal verde para que o assunto seja discutido após a eleição de 7 de outubro, mas a postura do presidente da Casa mostra que sua recondução ao cargo é mera questão de tempo.



Isso porque Casagrande não tem hoje uma alternativa na Casa ao nome de Ferraço. Se o processo de reeleição não passasse no plenário, o nome do líder do governo, deputado Sérgio Borges (PMDB), seria o mais cotado para suceder Ferraço. Mas o processo de desgaste recente com a negativa do Tribunal de Justiça a um recurso do deputado contra a condenação, em uma denúncia de recebimento irregular de diárias, fragilizou uma possível candidatura de Borges à presidência.



Além disso, a experiência do governador na indicação de um presidente para a Assembleia não foi bem sucedida. Ingerir no processo em favor do então deputado socialista Rodrigo Chamoun, não trouxe vantagem política para Casagrande, já que o deputado era mais ligado ao grupo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) do que ao correligionário.



Já Ferraço fez uma movimentação conhecida em sua trajetória política e que mais uma vez deu certo. Começou o processo pressionando o governo, enquanto deu ao deputado José Carlos Elias (PTB) a tarefa de articular a PEC com o plenário.



Depois de radicalizar a relação com o governo, conseguiu ser ouvido e acertar as arestas com Casagrande e baixou o tom, preparando o terreno para que Casagrande liberasse a discussão da
PEC.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/