Depois de anunciar o secretariado, o governador Paulo Hartung começou a divulgar os nomes escolhidos que vão assumir cargos no segundo escalão. Nessa terça-feira (6), foi confirmado José Ricardo Ramos Roseno na Subsecretaria de Desenvolvimento Agropecuário, e Letícia Toniato Simões para a direção do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Roseno é ex-presidente da Emater Minas Gerais. Engenheiro agrônomo atuou como gerente de unidades regionais da empresa, sendo coordenador de programas estaduais voltados para a preservação ambiental, desempenhado os cargos de diretor Técnico e presidente da Empresa. Também presidia a Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER).
Já a nova diretora-presidente do Incaper é administradora de empresas e com experiência de trabalho na área rural e pretende trabalhar com foco na gestão de pessoas e de processos, dando prosseguimento à implantação do Planejamento Estratégico do Incaper.
Letícia, além de administradora, é especialista em Gestão de Projetos e Gestão Estratégica. Concluiu recentemente um MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
Ela chega ao Incaper como a segunda mulher a assumir o posto mais alto na direção do Instituto em 58 anos. Antes dela, entre os anos de 1995 e 1999, a servidora Margareth Batista Saraiva Coelho presidiu a autarquia, quando ainda se chamava Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa). Na presidência do órgão já estiveram lideranças políticas que ganharam destaque, como o deputado federal eleito Evair de Melo (PV).