sábado, julho 12, 2025
17.9 C
Vitória
sábado, julho 12, 2025
sábado, julho 12, 2025

Leia Também:

Guerino Zanon se movimenta com vistas à Prefeitura de Linhares em 2016

O deputado eleito Guerino Zanon (PMDB) vem reagindo nos bastidores da Assembleia ao acordo  firmado na semana passada para reeleger Theodorico Ferraço (DEM). O peemedebista quer garantir espaço para aumentar sua musculatura na eleição municipal de 2016.  O ex-prefeito é um nome forte na disputa pela prefeitura de Linhares.
 
Na Casa, além de Zanon haverá outras lideranças do município em condições de disputa e mesmo tendo saído com uma votação superior a eles em 2014, Zanon cuida para que sua candidatura não seja esvaziada pelo aumento de capital dos demais nomes nos próximos dois anos. A vice-prefeita, Eliana Dadalto (PTC) já tem vaga garantida na Legislatura que começa neste domingo (1). Outro que pode entrar no páreo é o deputado estadual Luiz Durão (PDT), que pode entrar na vaga de suplente com a possível ida de Nunes (PT) para a Secretaria do Trabalho – a ser criada.
 
Zanon tem declarado à imprensa que pretende manter sua candidatura à presidência da Assembleia, mesmo com o acordo em torno da candidatura de Theodorico Ferraço. Paralelamente, o peemedebista estaria articulando sua ida para a Secretaria de Esportes do governo, que está sendo comandada interinamente por Valdir Klug. 
 
Para os meios políticos, seria interessante a Zanon permanecer na Assembleia se fosse presidente, o que o destacaria das demais lideranças do município presentes na Casa. No plenário, ele estaria no mesmo patamar que os outros. Já na Secretaria de Esportes, mesmo com o corte de 78,4% do Orçamento para a pasta, o peemedebista, com status de secretário de Estado, teria mais condições de fazer as articulações necessárias para garantir visibilidade ao seu futuro palanque eleitoral.

 

Neste contexto, uma movimentação a ser acompanhada é a da deputada estadual eleita Eliana Dadalto. Vice-prefeita da Gestão Nozinho Correia (PDT), ela aderiu ao bloco de deputados independentes, justamente por se opor à candidatura de Zanon à presidência da Assembleia. Hoje ela também não se afina com o prefeito e a probabilidade de ela se lançar no campo eleitoral de 2016 é grande. 
 
Já Luiz Durão é do mesmo partido do prefeito e ajudou a elegê-lo. Na eleição de 2014, porém, essa parceria o prejudicou. Durão credita sua baixa votação ao desempenho de Nozinho na prefeitura. Neste sentido, os meio políticos locais questionam se o prefeito vai disputar a reeleição ou apoiar um aliado. E se fizer isso, seria Durão o nome apoiado por Nozinho?
 
Na eleição de 2014, para a eleição de deputado estadual, Guerino Zanon obteve 28,317 votos em Linhares. Em segundo lugar na disputa no município veio Luiz Durão, com 10,569 votos, seguido de perto por Eliana Dadalto, com 8.741.

Enquanto Zanon foi o quinto mais votado, Durão ficou na primeira suplência e a eleição de Eliana Dadalto foi confirmada apenas na última urna. O desempenho dela e de Durão na Assembleia, porém, pode ajudar a dividir os votos na eleição municipal de Linhares. 

Mais Lidas