terça-feira, março 18, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, março 18, 2025
terça-feira, março 18, 2025

Leia Também:

Hartung critica equipe de Casagrande, mas mantém secretários no seu governo

Antes e durante a campanha eleitoral, após as eleições e mesmo depois da posse o governador Paulo Hartung (PMDB) vem criticando Renato Casagrande (PSB) e sua equipe de governo. Mas na montagem de seu secretariado observou-se uma verdadeira dança das cadeiras, envolvendo boa parte dos secretários oriundos da gestão do socialista. 
 
Muitos deles são aliados de Hartung que estiveram no governo Casagrande, graças ao acordo de governo compartilhado entre os dois em 2010, mas há nomes que ganhram espaço e visibilidade no governo do PSB. Embora em postos diferentes, os nomes se mantém no novo governo. 
 
Rodrigo Judice, que foi o procurador-geral do Estado no governo Casagrande foi para a secretaria de Meio Ambiente. Eugênio Ricas foi mantido na secretaria de Justiça a André Garcia, que mesmo tendo chegado ao Estado no governo Hartung, ganhou destaque à frente da Secretaria de Segurança no governo Casagrande, e foi mantido no cargo por Hartung. Sandra Bellon, subsecretária de Gestão e Recursos Humanos no governo Casagrande, virou titular da pasta com Hartung.
 
Entre os secretários do grupo de Hartung, mantidos no governo de Renato Casagrande até julho do ano passado, que agora retornaram novamemente para compor a equipe do peemedebista, estão a cunhada de Hartung, Angela Silvares, que foi secretária de Controle e Transparência e agora assume a Secretaria de Governo; Paulo Ruy Carnelli, que foi diretor da Cesan e agora passa a comendar a Secretaria de Transportes; Neivaldo Bragato também esteve à frente da Cesan no governo passado e agora será o chefe de Gabinete de Hartung.
 
Já o ex-secretário de Governo de Casagrande, Robinho Leite fica interinamente na Secretaria Turismo. Guerino Balestrassi, que presidiu o Bandes no governo passado e saiu batendo a porta, é agora secretário de Ciência e Tecnologia.
 
O que chama atenção nessa composição do secretariado de Hartung é que ele criticou a forma como Casagrande montou sua equipe. Dizia que seu antecessor fez um governo com amigos e não com gente qualificada, a partir da merotocracia. Chegou a dizer que o governo do PSB foi incompetente, mesmo assim manteve não só seus aliados de longa data, como também parte da equipe que ele criticou. 

Mais Lidas